A Universidade da Beira Interior (UBI) acolhe o seminário “Democracia para Crianças”, um evento da Beira Serra – Associação de Desenvolvimento projetado com o objetivo de divulgar os resultados alcançados durante o Projeto CIVITAS.
Com a Constituição da República Portuguesa como percursor de mudança, enquanto instrumento que garante o compromisso com os valores de igualdade, democracia e justiça social, essenciais para a manutenção dos direitos humanos, o Projeto CIVITAS decorreu com uma série de objetivos alinhados com a necessidade de envolver as crianças no processo democrático.
Reforçar a literacia democrática e a consciência cívica que permita apreender os princípios básicos da Constituição da República Portuguesa, sensibilizar para a importância do envolvimento das crianças na comunidade, promover ações mobilizadoras para uma participação cívica individual e coletiva e envolver a comunidade educativa em atividades mobilizadoras e criativas que incluam processos participativos de ação coletiva foram os propósitos seguidos pelo CIVITAS, que serão agora apresentados em seminário na UBI.
A criação de um Jogo de Tabuleiro sobre a Constituição da República Portuguesa destinado a crianças a partir dos 8 anos é a atividade em destaque, resultado da execução do Projeto.
O desenvolvimento do jogo contou com a parceria da Editora Triciclo, a Consultoria Científica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, a conceção de protótipos pelos sete Agrupamentos de Escolas da Cova da Beira, 10 Professores e 190 Crianças do 1.º Ciclo e a validação realizada pela Assembleia da República.
O Projeto CIVITAS foi financiado pelo Programa Cidadão Ativ@s, gerido em Portugal pelas Fundações Calouste Gulbenkian e Bissaya Barreto, que tem como parceiros os Agrupamentos de Escolas dos Concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão e a CONFAF – Confederação Nacional das Associações de Pais.
“Democracia para Crianças” decorre no Polo I (Anfiteatro das Sessões Solenes) durante a manhã do dia 6 de dezembro (quarta-feira). Para assistir ao seminário, gratuito, é necessário realizar inscrição através do preenchimento do formulário online.
Mais informação
Programa