Determinante para a imagem pública das instituições, a identidade visual é composta de diversos elementos (brasões, selos, símbolos, siglas, mascotes, logótipos, etc.), mais ou menos normalizados e adaptados aos diversos suportes e meios que as necessidades administrativas e as condições materiais e tecnológicas vão impondo.
O significado destes elementos depende do quadro cultural do momento e tem um importante desempenho comparativo entre entidades congéneres, já que aquilo que as identifica também permite distinguir. À semelhança de outras entidades, as instituições de Ensino Superior não fogem a esta disputa no plano simbólico, procurando conotar-se com determinados atributos, cujo desempenho qualitativo é difícil de aferir, embora essencial. Na procura de uma melhor sintonia entre o seu carácter, valores e missão, a generalidade das instituições têm vindo a renovar a sua imagem pública, adaptando-a aos requisitos contemporâneos, conotados usualmente com conceitos de modernidade e dinamismo.
A UBI, considerando-se parte deste processo de mudança e completando no ano de 2011 a idade simbólica de 25 anos, inicia agora um estudo para uma possivel alteração da sua identidade visual, para o qual foi constituida uma Comissão de Peritos multidisciplinar composta pelos seguintes especialistas:
Não substituindo futuras auscultações sobre este processo, qualquer um dos membros da comissão e o Pro-Reitor Tiago Sequeira (
sequeira@ubi.pt) estão desde já disponíveis para receber opiniões sobre esta matéria.
Podem participar neste processo, deixando sugestões, através do Fórum reservado da UBI (é necessário efectuar login para aceder).