O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (MUSLAN-UBI) acolhe a palestra “O Acervo Museológico na Pesquisa de Tendências”, uma comunicação de Aline Monçores, docente do Departamento de Artes da Faculdade de Artes e Letras.
A palestra incide sobre a criação dos Cadernos de Tendências, a sua disseminação e a consolidação dos gabinetes de pesquisa que se tornaram canais de orientação para a produção de moda de massa.
Tendo como referencial o acervo de catálogos e cadernos de tendências do Museu de Lanifícios, a palestra procura dar pistas para compreender de que forma estes documentos históricos permitem interpretar e reinterpretar movimentos de moda para o contemporâneo e para futuros possíveis.
Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), especialista em Marketing de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo (UAM-SP) e Bacharel em Moda pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro (UVA-RJ), a docente da UBI desenvolve investigação sobre consumo e a sua relação com as manifestações de tendências no design e na moda, análises sobre as relações entre identidade cultural nos produtos e o uso de técnicas ancestrais nos processos criativos, produtivos e de investigação.
“O Acervo Museológico na Pesquisa de Tendências” decorre no Museu de Lanifícios (Auditório da Real Fábrica Veiga), pelas 15h00, no dia 7 de dezembro (quinta-feira).