“Óptica geométrica ocular” e “Óptica ondulatória” é o resultado de cerca de 20 anos de trabalho conjunto de Mário José Teixeira Pereira, docente do Departamento de Física falecido há dois anos, e de Paulo Fiadeiro, que sempre tiveram como objectivo divulgar o trabalho conjunto. “Sempre tivemos vontade de publicar o trabalho que desenvolvíamos. Com a morte do professor Mário Pereira, pedi autorização à família para concretizar o objectivo final, que respondeu afirmativamente mas recusou quaisquer dividendos”, recorda Paulo Fiadeiro.
As empresas Essilor Portugal e Optiframa da Covilhã associaram-se ao projecto, patrocinando todas as despesas de publicação e assegurando a sua reedição no futuro.
A sessão irá decorrer no Anfiteatro da Biblioteca Central, pelas 17 horas, onde será feita uma breve apresentação e descrição da motivação para a elaboração dos livros e entrega dos livros aos alunos do 1º ano.
1º Livro
Título: Óptica Geométrica Ocular
Autores: Mário José Teixeira Pereira
Paulo Torrão Fiadeiro
Edição: Serviços Gráficos UBI Novembro de 2010
2º Livro
Título: Óptica Ondulatória
Autores: Paulo Torrão Fiadeiro
Mário José Teixeira Pereira
Edição: Serviços Gráficos UBI Novembro de 2010