Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir grau de mestre em Biologia, Bioquímica, Engenharia Biomédica, ou áreas afins. São fatores preferenciais: experiência comprovada em investigação científica relevante para o projeto, nomeadamente em técnicas de cultura celular e análise histológica. Média mínima de licenciatura para candidatura: 14 valores.
Plano de trabalhos: O bolseiro será integrado no projeto “Sistema híbrido injetável libertador de estrôncio para utilização em verteblopastia”. O programa de trabalhos incluirá a execução e análise de experiências envolvendo metodologias associadas à biologia celular com o objetivo de avaliar a interação entre as células e os materiais desenvolvidos no projeto. Serão igualmente realizados estudos histológicos de tecidos explantados com vista à avaliação do comportamento “in vivo” desses mesmos materiais.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 e pelo Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do INEB (
www.ineb.up.pt - “positions available”).
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no INEB – Instituto Nacional de Engenharia Biomédica, no Grupo NEWTherapies, da Divisão de Biomateriais, sob a orientação científica da Professora Maria Cristina de Castro Ribeiro
Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto para novembro de 2011. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao final do projeto.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país (
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores) e será pago mensalmente, preferencialmente por transferência bancária.
Métodos de seleção: Após análise do curriculum vitae e carta de motivação, serão selecionados até 5 candidatos para entrevista. A avaliação curricular, experiência comprovada em investigação científica relevante para o projeto, e entrevista terão os pesos respetivos de 30, 30 e 40%.
Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Maria Cristina de Castro Ribeiro
Vogais efetivos: Cristina Maria Santos Alves de Carvalho Barrias e Meriem Lamghari Moubarrad
Vogais suplentes: Isabel Maria Santana Ramos de Freitas Amaral e Ana Paula Gomes Moreira Pêgo
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida publicada no site do INEB (Positions Available), sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 17 a 31 de outubro de 2011. As candidaturas devem ser formalizadas através de formulário próprio disponível na página do INEB (
www.ineb.up.pt - “positions available”), acompanhado por: carta de motivação, curriculum vitae, certificado de habilitações, duas cartas de referência e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
As candidaturas deverão ser enviadas preferencialmente por email (
candidaturas.bolsas@ineb.up.pt), correio, ou entregues em mão, dirigidas a:
INEB – Instituto de Engenharia Biomédica
Refª: PTDC/CTM/103181/2008
Código Interno: SrHybrid_BI_02_2011
Rua do Campo Alegre, 823
4150-180 Porto
Portugal