Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Bolsa de Investigação para Mestre ou Licenciado em Engenharia Eletrotécnica ou Engenharia Física

Bolsa de Investigação para Mestre ou Licenciado em Engenharia Eletrotécnica ou Engenharia Física

Candidaturas de 7 de novembro a 15 de dezembro.

EVENTO:

  De 15 de novembro a 16 de dezembro de 2011

  Fora da UBI

  Importar iCal

Partilha

De 7 de novembro a 15 de dezembro, encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), para Mestre ou Licenciado, no âmbito do projeto de investigação «Sistemas de Comunicação Quânticos Práticos», a decorrer no Instituto de Telecomunicações, aprovado no âmbito do "Projeto Estratégico - Instituto de Telecomunicações (IT) - 2011-2012, PEst-OE/EEI/LA0008/2011", financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

Área Científica: Engenharia Eletrotécnica ou Engenharia Física

Requisitos de admissão: Licenciado ou Mestre em Engenharia Eletrotécnica, em Engenharia Física ou em área afim. Requer-se uma sólida formação na área da Engenharia Eletrotécnica ou em Física. Dar-se-á preferência a candidatos que pretendam prosseguir estudos conducentes à obtenção do grau de Doutor na área das Comunicações Óticas.

Plano de trabalhos: Pretende-se implementar sistemas de comunicação baseados em fotões únicos e fotões entrelaçados, de forma a suportar protocolos criptográficos que aproveitem a natureza quântica dos fotões para dotar os sistemas de elevada segurança.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Pólo de Aveiro, do Instituto de Telecomunicações, sob a orientação científica do Professor Doutor Armando Nolasco Pinto.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em janeiro 2012. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 24 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980 (mestre) ou € 745 (licenciado), acrescidos do pagamento do seguro social voluntário, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (1ª fase) e entrevista (2ª fase), tendo cada componente do processo de seleção uma valoração de 50%. Só passarão à 2ª fase os candidatos que o júri entender que reúnem as condições mínimas necessárias para a execução do plano de trabalhos.

Composição do Júri de Seleção: Prof. Dr. Armando Nolasco Pinto (que preside), e pelos vogais Prof. Dr. Paulo Sérgio André e Prof. Dr. Manuel Oliveira Violas.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota fina obtida, afixada em local visível e público do Instituto de Telecomunicações - Pólo de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 7 de novembro  a 15 de dezembro de 2011.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum vitae, mencionando obrigatoriamente a média final de curso, e, sempre que possível, de um trabalho científico do qual o candidato seja autor.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente ou por correio eletrónico para sandra@av.it.pt, mencionando sempre a referência do concurso(Refª 339/2011).   

Instituto de Telecomunicações
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro, Portugal

Data da última atualização: 2011-11-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.