Erasmus Mundus é um programa de cooperação e mobilidade no âmbito do Ensino Superior que apoia projetos de cooperação e mobilidade entre a Europa e países terceiros. Tem por objetivo tornar a União Europeia num polo de excelência, no domínio do Ensino Superior, de nível mundial e, ainda, promover o
diálogo e a compreensão através da cooperação com países terceiros.
No âmbito da Ação 1, destaca-se que já não é solicitado o envio do sumário do curso conjunto de Mestrado ou de Doutoramento um mês antes de terminar o prazo de entrega das candidaturas. Tal como no ano passado, as candidaturas desta Ação deverão ser submetidas online até às 11h (da manhã) de Lisboa de dia 30 de abril de 2012. Informa-se que este será o último concurso para a Ação 1 da fase 2 do Programa Erasmus Mundus. Neste momento encontra-se em preparação um novo programa europeu para a educação que decorrerá no período 2014-2020.
Em relação à Ação 2 encontram-se abertos os seguintes lotes das vertentes 1 (cooperação para o desenvolvimento) e da vertente 2 ( cooperação e inovação), conforme poderão, igualmente, verificar nas Orientações específicas deste concurso ().
Salienta-se, ainda, que o Guia do Programa sofreu ligeiras alterações estando já disponível a versão de dezembro de 2011.
Por último, em relação à Ação 3, Projetos de Promoção do Ensino Superior Europeu, salienta-se que os países vizinhos do Leste e do Sul da Europa se encontram entre as prioridades. Outra prioridade nova é os projetos que promovam o Programa Erasmus Mundus junto dos empregadores. Realça-se que nesta Ação não serão financiados projetos de internacionalização das Redes Temáticas Erasmus.
Ver
mais informações.