O Prémio «Novas Fronteiras da Engenharia» - Docentes, tem como objetivo fomentar a divulgação de boas práticas no Ensino de Engenharia. Este prémio contempla um artigo publicado em revista científica nacional ou internacional ou apresentado em congresso científico nacional ou internacional relativo ao Ensino da Engenharia, da autoria de um docente ou grupo de docentes do Ensino Superior, Universitário ou Politécnico, de uma Escola Superior de Engenharia, da Região Centro de Portugal (distritos de Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco).
O valor do prémio é anunciado durante a sessão a decorrer no dia de abertura das candidaturas. Aos autores vencedores será entregue um diploma, durante a cerimónia de entrega do prémio. Os três melhores trabalhos serão divulgados na revista IE- Informação Engenharia da responsabilidade da Região Centro da Ordem dos Engenheiros. O trabalho premiado será publicado na revista Ingenium órgão do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros, na totalidade ou num formato reduzido dependendo das regras de "copyright" da publicação onde foi anteriormente apresentado. O trabalho premiado será objeto de uma apresentação pelo autor ou autores na sessão de entrega do prémio onde será proferida uma conferência sobre um tema à escolha na área do Ensino de Engenharia.
Existe ainda uma outra vertente do Prémio, dirigida a alunos do ensino básico e secundário, que tem como objetivo fomentar a discussão e o interesse dos alunos por temas relativos à Engenharia ou Tecnologia, durante a sua formação básica. O prémio contempla o melhor texto relativo a um tema em Engenharia ou Tecnologia, da autoria de um aluno do Ensino Secundário ou Ensino Básico. Podem candidatar-se ao prémio estudantes do Ensino Secundário ou do Ensino Básico de Escolas localizadas na Região Centro (distritos de Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco), individualmente ou em grupo com o máximo de três elementos. O grupo pode incluir um professor do Ensino Secundário/ Ensino Básico, ao qual caberá o papel de orientador.
O regulamento define que o prazo para apresentação das candidaturas não pode ser inferior a 90 dias após a data do aviso de abertura do concurso.
Ver regulamento docentes.
Ver
regulamento alunos.
Ver
Edital do concurso.