O Programa   Assistentes de Inglês Fulbright (ETA, do inglês English Teaching   Assistants) é uma componente do Programa Fulbright para Estudantes   Americanos que coloca jovens americanos em universidades portuguesas, onde lhes   serão atribuídas várias tarefas com o objectivo de fortalecer as capacidades dos   alunos locais na língua inglesa e no conhecimento geral sobre os Estados Unidos   da América. Ao mesmo tempo, procura-se que os ETA melhorem os seus conhecimentos   da língua e da cultura do país de acolhimento. Os ETA, pelo facto de, sendo   americanos, terem como língua materna o inglês, funcionam como um recurso na   sala de aula, dando assistência aos professores no que diz respeito não só ao   ensino do inglês como, também, de outras matérias que eventualmente sejam   leccionadas em inglês. Podem também facultar serviços informais de   aconselhamento educacional, prestando informações sobre como estudar nos E.U.A.;   participando em “workshops” ou “clubes” de inglês; e dando palestras sobre os   E.U.A. aos alunos do departamento ou para públicos mais alargados da   comunidade.
A   estadia do ETA será de 9 meses, entre Outubro de 2009 e Junho de 2010. As   actividades a atribuir ao ETA, não deverão exceder as 16 horas de trabalho por   semana. Sendo os ETA jovens recém-graduados, não deverão ficar responsáveis   pelas aulas nem lhes deverão ser dadas responsabilidades significativas ao nível   do ensino. O ETA deverá ter um mentor, que o supervisionará e coordenará a sua   actividade. 
Os   custos inerentes a este programa são partilhados entre o Programa Fulbright e a   universidade que acolhe o bolseiro. Cabe à Comissão Fulbright suportar o   pagamento do valor da bolsa a atribuir ao ETA, cobrindo ainda os custos da   viagem de ida e volta EUA-Portugal e as despesas administrativas referentes aos   serviços de recepção e acompanhamento dos bolseiros Fulbright, e também o custo   do seguro de saúde e acidentes providenciado aos bolseiros Fulbright. Espera-se   da universidade uma comparticipação, ainda que em pequena escala, que pode   revestir diversas formas, nomeadamente: 
  -    alojamento em residência universitária, 
-    alimentação na cantina universitária, 
- possibilidade de o bolseiro frequentar um programa de estudos na universidade,   em especial um curso de língua e cultura portuguesas, com isenção de   propinas,
-  outro   tipo de comparticipação.
As   universidades interessadas em participar neste programa deverão fazer a sua   candidatura 
até ao dia 11 de Fevereiro de 2009, enviando um e-mail   para o endereço 
plemos@ccla.pt com a seguinte   informação:
- Nome da   universidade 
- Nome do(s)   departamento(s) 
- Nome e contactos da   pessoa responsável pela candidatura 
- Razões do interesse   neste programa 
- Nome do(a)   professor(a) que ficará responsável por supervisionar a actividade do   ETA 
- Actividades que o ETA   irá desenvolver no(s) departamentos 
- Comparticipação da   universidade 
Comissão   FulbrightAv.   Elias Garcia, 59 - 5
1000-148   Lisboa
Portugal
Tel.:   +351217996390
Fax:   +351217996391
www.fulbrightportugal.org
Fonte: Centro   Regional de Informação Fulbright/UBI – GPRI (Dra. Sofia   Lemos)