Estão abertas candidaturas para um lugar de bolseiro de investigação científica, para participar no projeto «Fatores determinantes da procura de habitação em Portugal», da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, apoiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia (PTDC/AUR-URB/100592/2008). As candidaturas encontram-se abertas entre 1 e 14 de fevereiro.
- Área Científica: Planeamento Regional
- Requisitos de admissão e critérios de avaliação:
- Titular do grau de licenciado em Administração Pública (menor em Ordenamento do Território e Urbanismo) ou em Planeamento Regional e Urbano.
- Experiência em projetos de investigação científica na área do desenvolvimento territorial e socioeconómico.
- Média da licenciatura
- Será dada preferência aos licenciados que:
i) consigam comprovar boas capacidades de tratamento de dados;
ii) tenham desenvolvido trabalhos académicos e/ou profissionais relevantes na área do projeto;
iii) tenham competências na área dos Sistema de Informação Geográfica.
- Plano de trabalhos:
A bolsa terá por finalidade desenvolver um conjunto de atividades de investigação com vista à continuação do tratamento de uma base de dados relativa aos fatores determinantes da procura de habitação e da elaboração de um modelo explicativo do preço da habitação em Portugal, assim como, à organização de workshops para o enriquecimento e validação do modelo desenvolvido.
Os objetivos a atingir pelo bolseiro estão organizados em duas componentes:
i) Acompanhamento global do projeto, o que inclui a realização de relatórios.
ii) Componente científica:
- Atualização/enriquecimento da base de dados, através da incorporação dos dados dos Censos 2011 e da identificação de fontes de dados estatísticos complementares, e tratamento dos dados disponíveis;
- Finalização da organização do exercício de prospetiva no âmbito da evolução do mercado imobiliário em Portugal;
- Contributo para a finalização da elaboração de um modelo explicativo do preço da habitação em Portugal.
- Acompanhamento e integração do trabalho desenvolvido pelos diferentes elementos da equipa técnica.
- Legislação e regulamentação aplicável: A atribuição de bolsa tem por base a Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); o regulamento de Formação Avançada de Recursos Humanos da FCT (
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro - Despacho de 13 de abril da Srª Reitora, publicado em Diário da República pelo Despacho n.º 9887/2005 (2ª série), de 3 de maio.
- Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no âmbito da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Doutor Eduardo Anselmo de Castro.
- Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de doze meses, com início previsto em 01 de Março de 2012.
- Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745, conforme Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Fundação de Ciência e Tecnologia para bolsa de Investigação Cientifica no País (
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e será efetuada, preferencialmente, através de transferência bancária.
- Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e entrevista, caso os membros do júri o considerem necessário, como fator de desempate entre os melhores candidatos. A valoração dos critérios de seleção é, respeitando a ordem constante no ponto respetivo, de 40%, 30%, 20% e 10%.
- Composição do Júri de Seleção:
Vogais: Prof.Jorge Carvalho, Professor Associado Convidado da Universidade de Aveiro, Prof. Maria Cristina Gomes, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro.
- Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por ordem de preferência afixada em local visível e público do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico.
- Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período entre 1 e 14 de fevereiro de 2012.As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
i) formulário de candidatura, disponível no sítio da Divisão de Recursos Humanos, em
http://www.ua.pt/drh, em Bolseiros/Modelo de Candidatura;
ii) fotocópia do(s) certificado(s) de habilitações;
iii) curriculum vitae, e
iv) fotocópia do bilhete de identidade ou outro documento legal equivalente.
As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, entre as 09h00 e as 17h30 na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio para:
Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
ao cuidado do Prof. Doutor Eduardo Anselmo de Castro.