Encontram-se abertas as candidaturas ao Curso Introdução ao Chatgpt na Administração Pública, uma iniciativa realizada no âmbito do projeto UBImpulso Digital 2.0, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia.
Lecionado pela Faculdade de Engenharia, o curso é uma formação prática, destinada principalmente a profissionais da administração pública que pretendam adquirir competências no uso de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa como o ChatGPT para acelerar a execução de tarefas administrativas.
Com uma duração total de 37 horas, 30 horas de contacto e 7 horas de trabalho autónomo, o curso decorre em formato presencial de 16 de dezembro a 29 de janeiro. Candidaturas disponíveis até 1 de dezembro.
Principais objetivos:
· Compreender o método de acesso e uso do ChatGPT através da construção de prompts;
. Utilizar o ChatGPT ou ferramenta equivalente para elaboração de conteúdos necessários à realização de tarefas administrativas (e-mails, ficheiros Word, entre outros);
· Criação de prompts capazes de extrair informação de conjuntos de dados em formatos standard (ficheiros Excel, por exemplo).
Regime: Presencial
Duração: 37 horas (30 horas de contacto + 7 horas de trabalho autónomo)
ECTS: 1
Sala: 6.14
Vagas: 25
Datas: 16 de dezembro de 2025 a 29 de janeiro de 2026
Horários: Planificação
Critérios de seriação: PDF
Destinatários/Requisitos:
· Titulares de um grau académico, que seja reconhecido pela coordenação do curso como satisfazendo as competências necessárias para o ingresso do curso.
Condições específicas de ingresso:
· Deter, no mínimo, 18 anos de idade;
. Ter conhecimento da língua em que o curso vai ser ministrado (Português);
. Ser residente em território nacional.
Documentos solicitados na candidatura: Curriculum Vitae. A ausência pode ser motivo de exclusão.
Valor do Curso:
· Taxa de frequência: 50 euros.
· Caso o pagamento da taxa de frequência seja efetuado por uma empresa, deverá enviar via email a declaração, devidamente preenchida e assinada pela mesma até dia 1 de dezembro de 2025.
· Os formandos admitidos, com formação base não-CTEAM, e com a matrícula efetiva no curso, podem candidatar-se a bolsas Ubimpulso Mais Digital associadas a este curso, no valor de 200 euros e uma Bolsas de Mérito no valor de 500 euros. O número máximo de bolsas Ubimpulso Mais Digital disponíveis é de 25, sendo os requisitos para a sua atribuição:
1. Idade superior a 18 anos em 31 de dezembro de 2024;
2. Ser residente em território nacional, ou possuir autorização de residência válida, à data de inscrição;
3. Possuir número de identificação fiscal português;
4. Ter, pelo menos, 80% de assiduidade;
5. Aprovação a todos os módulos do curso;
6. Proceder à candidatura e submissão de toda a documentação solicitada, em data definida, posteriormente;
7. Formação base (e.g., licenciatura, mestrado ou doutoramento) em áreas não-CTEAM.
· As/os formandas/os que preencherem os requisitos e ficarem colocadas/os são candidatas/os às bolsas. Mais detalhes acerca da formalização serão fornecidos após o início do curso.
O regulamento de bolsas está disponível aqui.
Candidaturas até:
. 01 de dezembro de 2025, através do seguinte link: https://www.ubi.pt/Curso/1450. (A não submissão da documentação solicitada no ato da candidatura poderá ser fator de exclusão.)
Mais informação:
Cartaz