O Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI) a sessão de kick-off do projeto Paisagens de Cuidado e Domesticidade, no próximo dia 17 de dezembro, a partir das 9h30, marcando o início formal de um projeto de investigação e ação que cruza arquitetura, migrações, práticas culturais e inovação social.
O projeto Paisagens de Cuidado e Domesticidade, liderado por Maria Neto, docente do Departamento de Arquitetura da UBI, é um dos vencedores do concurso Promove – Projetos Piloto 2025, promovido pela Fundação “la Caixa”, em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
A UBI é líder institucional do consórcio que integra o Município do Fundão e a Associação Cultural Cityscopio, contando ainda com os pareceres do Centro para as Migrações do Fundão (CPMF) e da Rede das Aldeias Históricas de Portugal (RAHP).
O projeto tem como objetivo mapear e documentar as vivências habitacionais de migrantes e refugiados no concelho do Fundão.
A equipa é multidisciplinar, reunindo docentes e investigadores da UBI nas áreas da arquitetura, artes, informática, comunicação, sociologia e filosofia.
A sessão de kick-off contará com a presença da Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento da UBI, Professora Sílvia Socorro, sublinhando o enquadramento institucional e a relevância estratégica do projeto para a Universidade.
A sessão terá lugar no Museu dos Lanifícios, no dia 17 de dezembro, às 9h30, correspondendo à primeira reunião alargada da equipa. Este encontro servirá para alinhar expectativas, responsabilidades e metodologias de trabalho, assinalando o arranque do percurso coletivo do projeto.