Regulamento
- Finalidade
O prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, no valor de 2500 euros, destina-se a galardoar o autor da melhor novela inédita. Através deste prémio, a Associação de Lions Clubes Internacional, Distrito Múltiplo 115, patrocinada pela Fundação Lions de Portugal, pretende contribuir e estimular a produção e divulgação desta produção literária inédita junto da população em geral. - Apresentação a Concurso
- As obras concorrentes têm de ser escritas em língua portuguesa.
- A apresentação dos originais deverá ser realizada na seguinte forma: texto impresso a dois espaços, não podendo exceder as 200 páginas A4 ( Times New Roman – 11)
- As obras concorrentes serão entregues na Rua Basílio Teles, nº. 17 -3º. C, 1070-020, Lisboa, ou na Rua Brito Capelo, 223 A, 4º. Piso, escritório 18 – 4450-073, Matosinhos, ou enviadas por correio registado para qualquer uma das direcções indicadas.
- A data limite para os concorrentes apresentarem ou enviarem os originais será o dia 15 de Abril de 2009. As entregas em mão deverão ser feitas nos dias úteis das 14h às 18h.
- Por cada obra concorrente serão entregues cinco exemplares da respectiva obra.
- Os exemplares devem ser entregues em subscrito lacrado contendo no exterior um pseudónimo e, no interior, um outro envelope lacrado com a identificação do autor.
- Constituição do júri
O júri é constituído por três personalidades do meio académico e literário, por um membro da Assessoria do Prémio Literário do Distrito Múltiplo 115 da Associação Lions e por um membro da Fundação Lions de Portugal. - Apuramento e Classificação
- É rigorosamente mantido o anonimato dos concorrentes nos termos seguintes:
O envelope lacrado, com a identificação do autor correspondente à obra premiada, apenas pode ser aberto pelo júri em reunião expressamente convocada para o efeito. Os restantes envelopes lacrados, após a divulgação pública, serão entregues aos concorrentes que os reclamarem. Os que não forem reclamados, no prazo de dois meses, após a divulgação pública, serão destruídos. - Não haverá atribuição de prémios ex-aequo do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, podendo ser atribuídas menções honrosas.
- O júri poderá deliberar a não atribuição do prémio.
- A classificação será exarada em acta a homologar pelos Governadores dos Distritos 115 CN e CS, pelo Presidente do Conselho Nacional de Governadores e pelo Presidente da Fundação Lions de Portugal.
- Da classificação homologada não haverá recurso.
- Publicitação e entrega do prémio
- O prémio será publicitado durante o mês de Junho de 2009.
- A entrega do prémio decorrerá em cerimónia pública, em data subsequente a comunicar.
- Publicação da obra premiada
A obra premiada poderá vir a ser publicada sob os auspícios da Fundação Lions de Portugal recebendo o autor 10% dos exemplares publicados.