A Universidade de Coimbra oferece bolsa no âmbito do Projeto Programa MIT-Portugal, designado por “Air Nets” com as seguintes características:
N.º de bolsas: 1
Tipo de Atividade: (1) Revisão da literatura relativa à análise da concorrência no tráfego aéreo / Levantamento e análise das publicações clássicas sobre o tema referido, assim como de todas as publicações dos últimos 5 anos constantes das bases bibliográficas ISI e/ou SCOPUS.
(2) Esquematização de um modelo de micro simulação do tráfego aéreo /Tendo por base a revisão da literatura efetuada, definir as componentes de um modelo de micro simulação do tráfego aéreo com quatro tipos de agentes: o público; as companhias aéreas; os aeroportos; e a administração aeronáutica.
Financiamento: MIT Portugal Transportes.
Destinatários da (s) bolsa (s): (1) Mestre em Engenharia Civil.
Local de realização da (s) Bolsa (s): Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.
Duração da (s) Bolsa (s): 6 meses.
Termos de Renovação: Não renovável.
Condições Financeiras da Bolsa: A bolsa ascende a € 980,00 (remuneração mensal para licenciados segundo os valores estipulados na tabela FCT para Bolsas de Investigação), sendo este subsídio mensal pago no final do mês por transferência bancária. A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
Regime de Atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro da UC conforme disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Coimbra (Despacho n.º 5120/2005 (2.ª), DR. n.º 48, de 9 de Março, Deliberação n.º 23/2005, de 5 de Janeiro do senado da Universidade Coimbra) e Regulamento de Formação Avançada de Recursos Humanos da FCT (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos).
Método (s) de seleção: Avaliação curricular.
Critérios de seleção e atribuição: Critérios de seleção: (1) C - Classificação final de mestrado; (2) E - Experiência de investigação envolvendo a aplicação de técnicas de investigação operacional.
Critério de atribuição: Pontuação mais elevada de acordo com a seguinte fórmula: 0,3 x C + E (em que E varia de 1 a 4 em função de uma avaliação qualitativa da relevância da experiência de investigação).
Formalização da candidatura: (1) Currículo vitae; (2) Certificado de conclusão de mestrado; (3) Histórico escolar; (4) Trabalhos resultantes da investigação realizada (artigos, relatórios, apresentações).
Envio da candidatura: Prof. António Pais Antunes, Departamento de Engenharia Civil, Envelope Fechado.
Orientação Científica: Professor Doutor António José Pais Antunes
O júri responsável pela seleção: Professor Doutor António José Pais Antunes, Professor Doutor Bruno Filipe Lopes dos Santos e Professor Doutor Gonçalo Homem de Almeida Rodriguez Correia.
Prazo para formalização da candidatura: Entre 12-04-2012 e 27-04-2012
Data limite de candidatura: 27-04-2012
Informações complementares: Os resultados da avaliação são divulgados até 12-06-2012 através de e-mail. O candidato seleccionado deve declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data do início efectivo da bolsa. A falta da declaração dentro de 5 dias úteis equivale a renúncia à bolsa. Em caso de renúncia ou desistência do candidato seleccionado, será notificado o candidato imediatamente melhor classificado.