No próximo dia 1 de abril, às 15h00, o Coro Santo Inácio apresenta o Concerto do Domingo de Ramos, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Igreja de S. Tiago), na Covilhã.
O Coro Santo Inácio nasceu há nove anos, apoiado pelo Centro Inaciano do Lumiar (ligado aos Jesuítas), com a sede no Colégio São João de Brito. Tem como objetivo difundir a música coral, através das suas vertentes litúrgica, cultural e de convívio. Os seus elementos são amadores e provêm tanto de Lisboa como de concelhos limítrofes.
Nestes nove anos, ultrapassou já as 350 atuações, quer em atos e festas religiosas, em casamentos, etc., quer em concertos de música sacra ou de música profana, ou em sessões culturais diversas. Faz parte dos coros convidados a colaborar na Eucaristia Dominical da RTP. Gravou em 2010, o CD “O nosso Natal”, com a participação do Organista A. Sibertin Blanc e, em 2012, o CD “Fátima e a Eucaristia”, com o Organista Sérgio Silva. Tem em finais de gravação um novo CD com todo o Rosário cantado.
O Coro é dirigido pelo Maestro Padre João Caniço, natural de Oliveirinha (Aveiro), diplomado em Direção de Canto Gregoriano e em Direção Coral Polifónica pelo Instituto Gregoriano de Lisboa, tendo frequentado, ao longo dos anos, diversos cursos breves de atualização e de aperfeiçoamento em Portugal, França e Itália. Completa, neste ano de 2012, 47 anos de atividade coral ininterrupta, em Portugal, Timor-Leste, Itália e Angola.
Compositores das peças:
- Tomás AragüêsS (S. XX)
- El-Rei D. João IV (S. XVII)
- J. van Berchem (S. XVI)
- Acílio Mendes
- Miguel Carneiro
- Bernardo Terreiro
- G.-P. Palestrina (S. XVI)
- T. Luís de Victoria (S. XVI)
- Jacinto Martins, S. J.
- Manuel Simões, S. J.
Ver
Cartaz.