Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestres no âmbito do projeto de I&D PCMMC - PTDC/EEA-CRO/100692/2008, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:
ÁREA CIENTÍFICA: Sistemas Autónomos, Robótica Móvel e Automação
FORMAÇÃO ACADÉMICA: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica, perfil ou especialização em Sistema Autónomos ou equivalente, com experiência em trabalho laboratorial relacionado com o desenvolvimento de sistemas autónomos.
DURAÇÃO E REGIME DE ACTIVIDADE: Bolsa com a duração de 10 meses, eventualmente renováveis, com início previsto em 1 de maio de 2012, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
OBJECTO DE ACTIVIDADE / PLANO DE TRABALHOS:
A(O) candidata(o) seleccionada(o) irá trabalhar no desenvolvimento, implementação, teste e avaliação de um sistema multi-robótico, endereçando principalmente o desenvolvimento da infra-estrutura de execução de percepção e controlo cooperativo de uma equipa de robots heterogéneos (quadri-rotores e terrestres). Será dada preferência a candidatos com experiência prévia no tema do projeto no âmbito do qual se pretende investigar métodos e algoritmos de controlo e estimação de estado de formações de robots cuja geometria é dinamicamente especificada com o objetivo de maximizar a qualidade do seguimento cooperativo de um alvo em movimento, com exemplos de aplicações a veículos heterogéneos em ambientes exteriores e interiores.
LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento nº 405/2010, de 06 de Maio (publicado no DR nº 88, Série II, de 2010-05-06) – Regulamento de Bolsas de Formação Avançada do ISEP; Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2011.
ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA E LOCAL DE TRABALHO: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Sistemas Autónomos - do ISEP- Instituto Superior de Engenharia do Porto, sob a orientação científica do Professor Eduardo Alexandre Pereira da Silva.
REMUNERAÇÃO: O montante mensal da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País.
MÉTODOS DE SELECÇÃO E COMPOSIÇÃO DO JÚRI: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
Avaliação curricular académica (20%)
Experiência em atividades de investigação (40%)
Experiência complementar em áreas relevantes para os projetos do LSA (40%)
Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Doutor Eduardo Alexandre Pereira da Silva
Vogais: Doutor Manuel Santos Silva
Doutora Benedita Malheiro
FORMA DE PUBLICITAÇÃO / NOTIFICAÇÃO DOS RESULTADOS: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final afixada em local visível e público do Instituto Superior de Engenharia do Porto, sendo o candidato aprovado notificado através de e-mail.
CANDIDATURA: O concurso encontra-se aberto no período de 10 A 23 de Abril de 2012.
PRAZO E FORMA DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura onde deve justificar a motivação e interesse em desenvolver atividade de investigação, acompanhada dos seguintes documentos:
1. Certificado de Habilitações com média final;
2. Curriculum Vitae (CV);
3. Documentos comprovativos de todos os elementos referidos no CV;
As candidaturas deverão ser entregues pessoalmente na morada a seguir indicada:
Instituto Superior de Engenharia do Porto
Laboratório de Sistemas Autónomos
Eduardo Alexandre Pereira da Silva
Rua Dr. António Bernardino de Almeida, nº431 | 4200-072 PORTO | Portugal
ou remetidas por correio eletrónico (preferencial): eaps@lsa.isep.ipp.pt