Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito das atividades de investigação do projeto PTDC/CTM-POL/120843/2010: “Efeitos de Mistura e Cristalização Induzidos por Pressão em Materiais para Células Fotovoltaicas Poliméricas”, n.º FCOMP-01-0124-FEDER-020133, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Eixo I do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC) do QREN e por fundos do Orçamento de Estado através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, nas seguintes condições:
Área Científica: Ciência e Engenharia de Polímeros.
1. Requisitos de Admissão: os candidatos deverão possuir mestrado integrado em engenharia de polímeros, engenharia de materiais, engenharia química, ciência de materiais, química ou física.
2. Plano de Trabalhos: Os trabalhos a desenvolver visam essencialmente: i) estudar a dispersão de fulerenos em nanocompósitos poliméricos do tipo “fulereno-polímero conjugado”, para aplicação em células fotovoltaicas orgânicas; ii) estudar o comportamento de fases das misturas em função da composição, pressão e temperatura; iii) estudar o efeito da pressão e temperatura no grau de cristalinidade dos sistemas; iv) em função dos resultados obtidos nas alíneas anteriores, fabricar pequenos dispositivos de células solares e testar as respetivas propriedades elétricas e de eficiência de conversão energética.
3. Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Cientifica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos de 2010.
4. Local de Trabalho: As atividades serão desenvolvidas no Instituto de Polímeros e Compósitos, Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho.
5. Duração da Bolsa: A bolsa, com início previsto em 01 de junho de 2012, terá a duração de 6 meses e poderá ser renovada.
6. Valor do subsídio de manutenção mensal: o montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das Bolsas de Investigação (Mestres) atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país.(
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).
7. Métodos de Seleção: os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: 1) Média final de curso com a ponderação total de 60%; 2) Artigos científicos já publicados com a ponderação total de 15%; 3) adequação da experiência profissional do cândidato à temática de investigação com a ponderação total de 25 % ;
8. Composição do Júri: o Júri é composto pelo presidente, o Doutor Carlos Gabriel Pires Morgado Bernardo e pelos vogais efetivos o Doutor Loic Hilliou e o Professor Júlio César Machado Viana.
9. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Engenharia de Polímeros, sendo o candidato aprovado notificado através de e-mail.
10. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto entre o dia 07 e o dia 21 de maio de 2012. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: carta de motivação, Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes. As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail (
gabriel.bernardo@dep.uminho.pt ), ou entregues pessoalmente durante o período das 09:00 e 12:30 e das 14:00 e às 17:30 ou remetidas por correio para o seguinte endereço:
Universidade do Minho
Departamento de Engenharia de Polímeros
Instituto de Polímeros e Compósitos
A/C Carlos Gabriel Bernardo
Campus de Azurém
4800-058 Guimarães
Telefone: 253 510 320
E-mail:
gabriel.bernardo@dep.uminho.pt