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Bolsa de Investigação para Licenciado em Engenharia Mecânica

Candidaturas de 17 a 31 de maio.

EVENTO:

  De 31 de maio a 01 de junho de 2012

  Fora da UBI

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Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do projeto SMARTRACK - Desempenho Dinâmico de Vias Ferroviárias: Estudo Integrado de Veículos e Infraestruturas (PTDC/EME-OME/101419/2008), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Mecânica (Mecânica Estrutural e Computacional)

Requisitos de admissão: Licenciatura em Engenharia Mecânica com bons conhecimentos em Mecânica Computacional, Métodos Computacionais, Dinâmica de Sistemas Mecânicos e programação utilizando Matlab e Fortran. São fatores preferenciais (1) Excelência da formação nos domínios descritos; (2) Desenvolvimento de tese de Mestrado no âmbito deste projeto; (3) Conhecimentos de Língua Inglesa (leitura, escrita e falada).

Plano de trabalhos: Utilizando como base de trabalho a formulação existente de interação pantógrafo-catenária, desenvolver uma metodologia para estudar a interação entre os rodados dos veículos ferroviários e a via-férrea. Pretende-se introduzir flexibilidade na via, pelo que os carris deverão ser modelados pelo método de elementos finitos como vigas de Bernoulli apoiados de forma discreta por sistemas mola-amortecedor que representam as flexibilidades das travessas, balastro e substrutura. Os veículos ferroviários são descritos utilizando a metodologia de sistemas de corpos múltiplos. O programa de trabalhos está dividido nas seguintes etapas:

1) Familiarização com a formulação existente de interação pantógrafo-catenária e introdução dos melhoramentos considerados necessários para a extensão da metodologia ao estudo da interação entre os rodados e a via-férrea.

2) Desenvolvimento da metodologia de elementos finitos para a modelação de vias-férreas, considerando os carris como vigas flexíveis apoiados em elementos elásticos discretos que representam as travessas.

3) Desenvolver a metodologia de comunicação entre o programa de elementos finitos, que representa a via-férrea, e o programa de sistemas de corpos múltiplos, utilizado para modelar o veículo ferroviário, de modo a que ambos os códigos troquem informação relativa à localização dos pontos de contacto e às forças que se desenvolvem na interação entre os dois sistemas.

4) Desenvolver o pré e o pós processamento do programa de modo a facilitar a utilização das ferramentas computacionais desenvolvidas por parte de outros utilizadores bem como a análise dos resultados obtidos.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010, Regulamento de Bolsas do IDMEC.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) do Instituto Superior Técnico, sob a orientação científica do Doutor João Pombo e do Professor Jorge Ambrósio.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em Junho de 2012. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 6 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor, acresce o montante relativo ao pagamento do Seguro Social Voluntário da Segurança Social.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: (1) Avaliação Curricular; (2) Integração em plano de tese de Mestrado; (3) Entrevista. Será atribuída uma valoração de 0-5 pontos em cada critério, sendo a ponderação percentual destes de 40%, 30% e 30%, respetivamente.

Composição do Júri de Seleção: Dr. João Pombo (Presidente), Prof. Jorge Ambrósio (vogal efetivo) e Prof. Manuel Seabra Pereira (vogal efetivo). Como vogais suplentes nomeiam-se o Prof. Miguel Silva e o Prof. João Dias.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público do IDMEC-IST, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de e-mail e telefone.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 17 a 31 de Maio de 2012.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: (1) Curriculum Vitae; (2)  Certificado de habilitações, e; (3) Carta a descrever sinteticamente a motivação para concorrer.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período 10:00-12:00 e 14:00-16:00 na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio para o IDMEC-IST (a/c Carla Leitão); Avenida Rovisco Pais 1; 1049-001 Lisboa.

Data da última atualização: 2012-05-04
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