Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre (BI) no âmbito do Projeto “CAROFUEL – New process for a sustainable microbial biodiesel production: The yeast Rhodotorula glutinis biorefinary as a source of biodiesel, biogas and carotenoids” / Laboratório Nacional de Energia e Geologia, com a referência FCOMP-01-0124-FEDER-019317 (Ex-PTDC/AAC-AMB/116594/2010), financiado por fundos nacionais através da FCT/MTCES (PIDDAC) cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), nas seguintes condições:
1. Área Científica: Ciências Biológicas.
2. Requisitos de Admissão: Mestrado em Bioenergia, Microbiologia, Biotecnologia, Química Aplicada, Bioquímica, Engª Química ou áreas afins.
3. Requisitos mínimos: Média de Mestrado superior ou igual a 15 valores e fortes competências na área de Microbiologia, Biotecnologia, Química Aplicada, Bioquímica, Engª Química ou áreas afins.
4. Factores de Preferência: Conhecimentos na área da microbiologia de leveduras. Experiência laboratorial na utilização de citometria de fluxo aplicada a leveduras. Experiência laboratorial na cultura de leveduras.
5. Plano de Trabalho: Pretende-se que o candidato venha a realizar trabalho de investigação no âmbito das tarefas do projecto citado, nomeadamente no desenvolvimento de culturas de leveduras e produção de biocombustíveis a partir da da biomassa da levedura, controladas por citometria de fluxo e outras ferramentas analíticas.
6– Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos).
7. Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido na Unidade de Bioenergia do LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, sob a orientação científica da Doutora Maria Teresa Saraiva Lopes da Silva.
8. Duração da Bolsa: A Bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em 1 de julho de 2012. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao final do projecto.
9. Valor do subsídio de manutençao mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980,00, conforme tabela de valores da bolsas atribuídas pela FCT, I.P. no País, sendo paga mensalmente através de transferência bancária.
10. Documentos de Candidatura: Ficha Candidatura (
http://www.lneg.pt/lneg/colaborar); Carta de Apresentação (com indicação do nome do Projeto a que se candidata), Certificado(s) de Habilitações; Curriculum Vitae.
11. Critérios de Avaliação: A seleção dos candidatos basear-se-á nos seguintes critérios:
a) Curriculum académico relevante para a área de abertura de concurso;
b) Proximidade dos domínios científicos de especialização em relação à área de atuação do LNEG, na qual o bolseiro irá exercer a sua actividade
c) Experiência anterior.
A classificação dos candidatos basear-se-á na aplicação da seguinte fórmula:
Classificação= 0.3*A +0.3 *B+0.4*C, em que:
- A - é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 11.a,
- B - é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 11.b,
- C - é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 11.c,
11. Composição do Júri: Presidente: Doutor Helder Perdigão Gonçalves; Vogais efectivos: Doutora Maria Teresa Saraiva Lopes da Silva e Doutor Alberto Delgado Reis; Vogal Suplente: Doutor José Carlos Roseiro.
12. Forma de Publicitação/Notificação: Os/As candidatos/as serão notificados por escrito via correio eletrónico da receção da candidatura assim como posteriormente, da decisão do Júri de Selecção. Os candidatos para eventual entrevista serão notificados por escrito via correio eletrónico. Durante o período do concurso os candidatos deverão consulta diariamente o correio eletrónico indicado para se manterem informados sobre o seu desenrolar. Os resultados finais da avaliação serão ainda publicitados através de lista ordenada por nota final obtida, afixada no atrio do campus de Alfragide do LNEG, sito na Estrada da Portela – Zambujal – Alfragide.
13. Prazo de Candidatura: o concurso encontra-se aberto de 25 maio a 8 de junho de 2012.
A candidatura deverá ser dirigida a:
LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P. .
Estrada da Portela – Zambujal – Alfragide
Apartado 7586
2720-866 Amadora ou por e-mail:
carlos.pinto@lneg.ptFax: 21 716 09 01