O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), em parceria com a Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC) aceita candidaturas a uma Bolsa de Investigação (BI), a atribuir no âmbito do projeto de investigação National Integrity Systems (NIS), promovido pela Transparency International e com o apoio financeiro da Comissão Europeia.
1 - Legislação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, e Regulamento de Bolsas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
2 - Coordenação do Projeto: Doutor Luís de Sousa, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
3 - Duração da Bolsa: 4,5 meses, com início previsível a 1 de Julho, com eventual renovação, por iguais ou diferentes períodos, até ao limite estabelecido para este tipo de bolsas, ficando a renovação condicionada ao desempenho do Bolseiro e à obtenção de financiamentos para continuação da atividade.
4 - Montante da bolsa e modo de pagamento: 745€, com pagamento mensal, de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação atribuídas pela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt), estando também previsto o pagamento de seguro de acidentes pessoais e seguro social voluntário.
5 – Instituição de acolhimento: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
6 – Orientação e atividades a desenvolver: A orientação caberá ao coordenador do projeto e o bolseiro colaborará nas respetivas atividades de pesquisa, nomeadamente:
a) Assessorar o coordenador nacional do projeto, gerindo informações, comunicação com a coordenação europeia, auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e na gestão de reuniões de trabalho necessárias à execução do projeto;
b) Assegurar a divulgação do projeto junto dos stakeholders nacionais;
c) Participar na elaboração e implementação de um plano de disseminação científica e advocacy;
d) Participar na elaboração e implementação de um plano de angariação de fundos em coordenação com o Investigador Responsável (IR) do projeto e um representante do Secretariado Internacional da Transparency International;
e) Formatação dos policy papers e demais produtos do projeto e a sua disponibilização online;
f) Atualização dos conteúdos do portal do projeto http://integridade.transparencia.pt/;
g) Elaboração de comunicados de imprensa sobre os resultados da investigação;
h) Organização de atividades de disseminação científica (workshops, mesas redondas de peritos, conferências, etc.)
i) Ajudar na produção de relatórios intercalares e do relatório final.
7 – Requisitos de admissão: Licenciatura na área de ciências sociais e humanas, gestão e economia ou direito e administração.
7.1 – São ainda requisitos de candidatura:
a) Bons conhecimentos sobre o quadro constitucional/legal e do desempenho das principais instituições de governação nacionais e do funcionamento das organizações da sociedade civil;
b) Familiaridade com atividades de consciencialização pública e angariação de fundos;
c) Capacidade de escrita sucinta e para o público não-académico;
d) Competência, na ótica do utilizador, dos diversos sistemas e programas informáticos (e-mail, internet, Word, Excel e gestão de websites);
e) Experiência na organização de gestão de eventos;
f) Domínio oral e escrito da língua inglesa.
7.2 – São ainda requisitos preferenciais:
a) A experiência na gestão de projetos de investigação e/ou experiência de secretariado em organizações da sociedade civil;
b) Competência na organização do trabalho e gestão do tempo.
8 – Publicitação e prazo de apresentação de candidaturas: O presente Edital é publicitado, em versão integral, no site do ICS e no Portal Eracareers decorrendo o prazo de candidaturas de 16 de Maio a 5 de Junho de 2012, seguindo-se imediatamente o processo de avaliação e comunicação dos resultados aos candidatos.
9 -Formalização das Candidaturas: As candidaturas deverão ser acompanhadas de Curriculum Vitae pormenorizado, cópias de Certificado/s de Habilitações e de documento de identificação (bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte) e uma Carta de Intenções justificando as razões pelas quais se pretende
candidatar, o interesse pela temática do projeto de investigação e de como pensa poder contribuir para o projeto (máximo: 1 página).
10 – Seleção: A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pelos Professores Luís de Sousa, Carlos Pimenta e Paulo Morais, com base na avaliação curricular, eventualmente complementada por entrevista.
11 – Morada de envio das candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas para o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (com a referência “Concurso de Bolsas de Investigação n.º 13/2012) pelo email instituto.ciencias.sociais@ics.ul.pt ou para a Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, 9 – 1600-189 LISBOA, devendo ser recebidas dentro do prazo acima referido. Caso as candidaturas sejam enviadas por email, os documentos supra indicados devem ser digitalizados para anexar ao processo.