Decorrem, no dia 16 de outubro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da UBI, duas sessões de formação subordinadas à Base de Dados de Portugal Contemporâneo (
PORDATA). A terem lugar na sala 7.24 da FCSH, cada uma das sessões é limitada a 30 participantes, sendo que a primeira se realiza das 10H00 às 12H00 e a segunda entre as 14H00 e as 16H00.
A inscrição, gratuita, é obrigatória e deve ser feita até 11 de outubro para Carla Loureiro (
carlalou@ubi.pt) com indicação dos seguintes dados: nome, correio eletrónico, unidade orgânica ou curso da UBI e referência à sessão para a qual se inscreve (1ª ou 2ª sessão). As sessões serão ministradas por elementos da PORDATA.
A PORDATA é uma base de dados que permite a análise de indicadores sociodemográficos e a comparação e cruzamento de séries estatísticas das bases de dados de Portugal e Europa. Este serviço público dispõe de mais de 70 mil séries estatísticas e permite ver evoluções das mesmas em gráficos dinâmicos, editar conteúdos e criar uma área pessoal.
Organizadas pela FCSH em parceria com os Serviços de Documentação da UBI e Fundação Francisco Manuel dos Santos, as sessões destinam-se apenas a docentes, investigadores e estudantes de 2º e 3º Ciclos da Universidade da Beira Interior. Embora a sala onde irá decorrer a formação tenha computadores disponíveis, recomenda-se aos participantes a utilização dos seus computadores portáteis, preferencialmente já configurados para dentro da rede wireless da UBI.
Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas