Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de  Investigação (mestre) no âmbito do projeto “Desenvolvimentos teóricos na  análise de regressão de dados fracionários, com aplicações à área das Finanças”, com referência FCT “PTDC/EGE-ECO/119148/2010”, cofinanciado  por fundos nacionais através da FCT/MCTES e cofinanciado pelo Fundo  Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE –  Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC). 
 
Bolsa de Investigação – 1 vaga (mestre) 
  
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de  Investigação (mestre) no âmbito do projeto “Desenvolvimentos teóricos na  análise de regressão de dados fracionários, com aplicações à área das Finanças”, com referência FCT “PTDC/EGE-ECO/119148/2010”, cofinanciado  por fundos nacionais através da FCT/MCTES e cofinanciado pelo Fundo  Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE –  Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições: 
  
Área Científica: Economia, Finanças, Gestão e Matemática Aplicada à Economia. 
  
Requisitos de admissão: Condição obrigatória: Mestrado em Economia,  Finanças, Gestão, Matemática Aplicada à Economia ou áreas afins. Fatores preferenciais para a seleção: média(s) dos curso(s) frequentado(s); experiência de trabalho com dados económicos ou financeiros; conhecimentos de finanças empresariais, econometria e língua inglesa; conhecimentos de Excel e Stata; e curriculum vitae adequado aos objetivos do plano de trabalhos. 
  
Plano de trabalhos O candidato desenvolverá no âmbito do projeto as seguintes tarefas: 
a) Revisão das principais teorias de estrutura de capital. 
b) Revisão de modelos do tipo loss-given-default. 
c) Construção de uma base de dados financeiros. 
d) Análise exploratória dos dados. 
e) Análise econométrica dos dados. 
  
Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de  Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a  Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas  de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011),  Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT. 
  
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE) da Universidade de Évora, sob a orientação científica do Professor Doutor Joaquim Ramalho. 
  
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em janeiro de 2013. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 6 meses.
 Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a  € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente  pela FCT, I.P. no País (
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores),  sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou  transferência bancária.   
Métodos de seleção: O processo de 
seleção  decorrerá em duas fases. A primeira fase consistirá exclusivamente na  análise dos currículos dos candidatos e servirá para pré-selecionar um  máximo de cinco candidatos com base nos cinco 
fatores preferenciais acima descritos (valorização de 20% para cada 
fator). A segunda fase consistirá na realização de entrevistas aos candidatos 
selecionados na primeira fase. A valoração a atribuir a cada fase é a seguinte: avaliação curricular – 70%; entrevista - 30 %.   
Composição do Júri de Seleção: 
Presidente: Prof. Doutor Joaquim Ramalho 
1º Vogal: Prof. Doutora Esmeralda Ramalho 
2º Vogal: Prof. Doutora Andreia Dionísio 
Suplente: Prof. Doutora Isabel Vieira   
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados  finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por  nota final obtida, afixada em local visível e público do secretariado do  
CEFAGE-UE, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.   
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 12 a 23 de 
novembro de 2012 e os resultados da seleção serão publicados até 30 de 
novembro de 2012.   
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do  envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:  Curriculum 
Vitae,  fotocópia dos certificados de habilitações, lista de unidades  curriculares com indicação das classificações obtidas e outros  documentos considerados relevantes pelo candidato.   
As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:
Palácio do Vimioso (Gab. 224)