A ideia é soberana para o Electrolux Design Lab 2013 já que o principal concurso de design internacional abriu as inscrições a 18 de fevereiro, desafiando estudantes e recém-licenciados de design a submeterem uma ideia e um esboço de um produto de design inovador para as casas do futuro. Novas iniciativas interativas digitais vão revolucionar e expandir a competição deste ano, garantindo às 100 melhores participações reconhecimento mundial e instantâneo, oferecendo ao público a oportunidade de votar e influenciar a seleção e permitindo que os profissionais da Electrolux deem apoio e feedback construtivo aos participantes durante a competição.
Os melhores 100 conceitos de design online
O prazo de inscrição para a primeira fase do concurso – descrição do conceito e esboço da ideia – termina a 15 de março de 2013. Este ano, o concurso será realizado em cinco etapas, permitindo que os candidatos se concentrem em áreas diferentes ao longo do processo. O prémio “People’s Choice Award”, escolhido pelo público, incentiva os candidatos a fazerem campanha a favor das suas apresentações e angariar apoio para os seus projetos nas redes sociais. Em cada fase, os votos do público desempenham um papel importante e o conceito que receber mais votos do público passa automaticamente para a fase seguinte.
A As 100 apresentações internacionais mais inovadoras serão publicadas online no início de abril, permitindo-lhes reconhecimento global. O site vai incluir uma página de perfil e um blog pessoal para os participantes. A página vai conter informações sobre o estudante e o seu projeto, enquanto que o blog vai detalhar o processo de desenvolvimento do conceito. Ambos incluem a possibilidade de partilha através das redes sociais.
Na edição de 2013, os profissionais de design, inovação e I&D da Electrolux vão selecionar as apresentações em cada fase e dar feedback aos candidatos. Julia Lilliehöök, Diretora de Insight Marketing da Electrolux, explica porque é que a edição deste ano do concurso tem um novo foco na comunicação digital e incentiva à interação global: “Partilhar o conhecimento é um instrumento fundamental no processo de inovação. Encorajamos os estudantes a partilhar o conteúdo do seu projeto com pessoas de diferentes profissões e culturas para inspirá-los no desenvolvimento dos seus conceitos. Este ano, a Electrolux vai ajudar os participantes ao publicar os melhores conceitos online disponíveis a todo o público.”
Um briefing inspirador
O tema deste ano – Vida Urbana Inspiradora – impulsiona a apresentação de soluções de design que tenham em conta os desafios que surgem constantemente e mudam o nosso futuro. As três áreas em foco são: cozinha social, ar natural e limpeza fácil. Thomas Johansson, Diretor de Design da Electrolux explica que: “com mais de 60% da população a viver em centros urbanos em 2030, a urbanização vai ter, sem dúvida, um efeito sobre a nossa forma de viver no futuro. Por isso, convidamos os estudantes a imaginar o futuro, com o objetivo de desenvolver soluções significativas e relevantes, inovadoras e originais que sejam sustentáveis e com base nas necessidades futuras dos consumidores.”
Reconhecimento global, prémios e um estágio
Assim que os finalistas forem selecionados, o estudante cujo conceito receber a maioria dos votos do público ganhará o prémio “People’s Choice Award” e recebe um prémio de 1.000 euros. O primeiro prémio será atribuído pelo júri ao estudante que criou a solução mais inovadora e de design intuitivo. Este estudante receberá a quantia de 5.000 euros e um estágio remunerado de seis meses no centro de design global da Electrolux; o segundo prémio é de 3.000 euros e o terceiro prémio de 2.000 euros.
Saiba mais acerca do Design Lab através das redes sociais da Electrolux:
Blog Design Lab para informações e inscrições:
http://electroluxdesignlab.com/en/YouTube:
youtube.com/user/electroluxFacebook:
https://www.facebook.com/ElectroluxDesignLab?fref=tsTwitter:
https://twitter.com/ElectroluxFlickr:
http://www.flickr.com/photos/electrolux-design-labPinterest:
http://pinterest.com/electrolux/As cinco etapas do concurso:
1ª Etapa: Enviar a descrição do conceito e o esboço da ideia, até dia 15 de Março;
2 ª Etapa: Desenvolvimento do conceito, Abril
3 ª Etapa: Desenvolvimento Visual, Maio
4 ª Etapa: Desenvolvimento e Funcionalidade, Junho e Julho
5 ª Etapa: Concurso Final Design Lab, Outubro
Para outras informações sobre o concurso por favor contactar:
designlab@electrolux.seSobre o Grupo Electrolux: Electrolux é líder mundial em eletrodomésticos e aparelhos de uso profissional, vendendo mais de 40 milhões de produtos, em mais de 150 mercados todos os anos. A empresa aposta em produtos inovadores pensados, com base na perceção do consumidor, de forma a responder às necessidades de consumidores e profissionais. O nosso portfólio de produtos inclui frigoríficos, máquinas de lavar loiça, máquinas de lavar roupa, aspiradores, pequenos domésticos e fogões, vendidos com marcas de renome, como: Electrolux, AEG, Zanussi, Eureka e Frigidaire. Em 2010 teve um índice de faturação de 106 mil milhões de coroas suecas, e o número de colaboradores perfez o total de 52.000 funcionários. Para mais informações, visite a página
http://www.electrolux.com/press e