A Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), a Universidade da Beira Interior (UBI), a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), com a parceria e colaboração da Fundação da Associação Empresarial de Portugal (AEP), promovem nos dias 5, 6 e 7 de abril, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI (anfiteatro 7.21), a 7º edição do “Crie o seu negócio em 5 passos”, com duração de 18 horas.
A iniciativa insere-se no projeto “Apreender - Desenvolver Atitudes Empreendedoras” promovido pela Fundação da AEP e pretende abordar os cinco principais passos na criação do próprio negócio:
1. Atitude empreendedora.
2. Da ideia ao negócio: Onde estão os clientes, Negócio(s) Potenciais, Parceiros de Negócio, Recursos Chave.
3. Materialização do negócio: Proposta de valor, Relacionamento com o cliente, Segmentação do mercado, Canais de Distribuição.
4. Investimento de fontes de financiamento: Parcerias de negócio, Fontes de Financiamento, Retorno do investimento: Estrutura de custos e proveitos.
5. O plano de negócios: Uma estrutura base.
A formação tem como objetivo ajudar os interessados (ativos e desempregados) em constituir o seu próprio negócio e, de uma forma sustentada, ajudá-los em algumas questões fundamentais, entre outras: será que tenho perfil para avançar com o meu negócio?; será que existem clientes para o meu produto/serviço?
Com duração de 18 horas (9h30m-12h30m e 14h30m-17h30m), a formação conta com o seguinte programa:
- Dia 5 de abril - As 12 leis irrefutáveis do empreendedor
- Dia 6 de abril - Estratégias e oportunidades de mercado - O Modelo de negócios
- Dia 7 de abril - O Plano de negócios
O Projeto Apreender – Desenvolver Atitudes Empreendedoras tem como objetivos incentivar o empreendedorismo e a mudança da visão de que em Portugal, ser empresário é, frequentemente, visto como um sonho irrealizável. O projeto evidencia uma atuação estratégica na dinamização e promoção de uma cultura de empreendedorismo e da capacidade de assumir o risco como parte da vida. Isto será trabalhado através da sensibilização para os fatores críticos da competitividade e para o espírito empresarial, pela promoção do empreendedorismo e espírito empresarial associado a atividades de maior valor acrescentado, pela incorporação de conhecimento, inovação e tecnologia, e da potenciação de atitudes empreendedoras em públicos-alvo específicos, nomeadamente, estimulando o empreendedorismo feminino e o empreendedorismo jovem.
A participação na formação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia através dos contactos da AECBP (
geral@aecbp.pt / 275 310 220) ou da AEP (
inscrições.formacao@aeportugal.com / 229 981 753), até ao dia 4 de abril.
Ver
Cartaz.
Fonte: AECBP.
(Cartaz atualizado em 02/04/2013).