Estão abertas até 31 de maio as candidaturas ao Prémio Científico Casa da América Latina/Santander Totta 2013, no valor de 5000 euros. O prémio, que distingue teses de doutoramento realizadas em universidades de Portugal ou da América Latina por investigadores portugueses ou latino-americanos, privilegia trabalhos – aprovados até três anos antes da data limite para candidatura – cujos temas sejam de interesse comum para ambos os lados ou que resultem da cooperação entre instituições universitárias portuguesas e latino-americanas.
De atribuição anual, o prémio contemplou inicialmente duas categorias: a de Tecnologias e Ciências Naturais e a de Ciências Sociais e Humanas. A partir de 2013, conforme novo protocolo assinado em Janeiro último, o prémio passa a incluir uma terceira categoria, de Ciências Económicas e Empresariais.
Em 2012 foram distinguidos Carlos Rafael Borges Mendes, pela tese Dynamics of phytoplankton communities around the Antarctic Peninsula and off the Portuguese coast, e Mércia Carréra de Medeiros, pela tese A lógica do planejamento português na Capitania de Pernambuco – 1535 a 1554.
Regulamento e ficha de candidatura disponíveis em
http://casamericalatina.pt/gca/?id=80Fonto:
uaonline.ua.pt