Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação (BI) para mestres em Engenharia Eletrónica, Telecomunicações e Informática ou em área afim, por um período de 12 meses, com início a 1 de julho. As candidaturas decorrem até 15 de maio.
Este concurso insere-se no projeto de investigação “MODelação COMPortamental em Redes Sociais", PTDC/EEI-TEL/2016/2012, a decorrer no Instituto de Telecomunicações, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com fundos nacionais através do Orçamento de Estado.
Área Científica: Engenharia Eletrónica, Telecomunicações e Informática
Requisitos de admissão: Mestre em Engenharia Eletrónica, Telecomunicações e Informática ou em área afim. Requer-se uma sólida formação na área de redes e na área de análise multi-escalar de tráfego internet. Dar-se-á preferência a candidatos que pretendam prosseguir estudos conducentes à obtenção do grau de doutor na área das telecomunicações.
Plano de trabalhos: Pretende-se propor e construir modelos e perfis comportamentais em redes sociais. Para tal, o candidato deverá ter experiência em algumas linguagens de programação (Python e Matlab preferencialmente) bem como na análise multi-escalar de dados extraídos de tráfego de rede.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pela Lei nº 202/2012 de 27 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.-2012
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Polo de Aveiro, do Instituto de Telecomunicações, sob a orientação científica de Eduardo Rocha, Paulo Salvador, António Nogueira e Diogo Gomes.
Duração da bolsa: As bolsas terão a duração de 12 meses, eventualmente renováveis, com início previsto em 1 de julho de 2013.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, acrescidos do pagamento do seguro social voluntário, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (1ª fase) e entrevista (2ª fase), tendo cada componente do processo de seleção uma valoração de 50%. Só passarão à 2ª fase os candidatos que o júri entender que reúnem as condições mínimas necessárias para a execução do plano de trabalhos.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota fina obtida, afixada em local visível e público do Instituto de Telecomunicações – Polo de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.
Prazo de candidatura e forma de apresentação: O concurso encontra-se aberto no período de 20 de abril de 2013 a 15 de maio de 2013.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae devidamente datado e assinado, certificado de habilitações (fotocópia), carta de recomendação (opcional) e outros documentos que o(a) candidato(a) considere relevantes para a avaliação do seu mérito mencionados no CV.
As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente ou por correio eletrónico para sandra@av.it.pt , mencionando sempre a referência do concurso (Refª 420/2013).