Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Técnico de Investigação no âmbito do projecto “DESERTFLOW – Assessing gene flow and contact zone dynamics in desert lizards under climate change scenarios”, com a referência PTDC/BIA-BIC/2903/2012 no ICETA – Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares na Unidade CIBIO, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC) nas seguintes condições:
Área Científica: Ciências Biológicas
Requisitos de admissão: Licenciatura ou Bacharelato na área das Ciências Biológicas. Comprovada formação e/ou experiência de investigação em Biologia Molecular, especialmente com experiência anterior relevante em técnicas como extracção de DNA, amplificação por PCR e sequenciação. Autonomia, espírito crítico e motivação para trabalhar em equipa. Conhecimento elevado (escrito e falado) de Inglês.
Plano de trabalhos: Os trabalhos a desenvolver visam: 1) extracção de DNA a partir de amostras de tecido; 2) optimização das condições para a amplificação de dois fragmentos de genes mtDNA e três fragmentos de scnDNA; 3) análises filogenéticas e filogeográficas (incluindo parâmetros demográficos, medidas de diversidade genética e estimativa de tempos de divergência); e 4) elaboração de relatórios científicos que incluam a descrição das metodologias aplicadas e dos resultados alcançados.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações do CIBIO, Campus Agrário de Vairão, R. Padre Armando Quintas, Crasto, 4485-661 Vairão, sob orientação científica do Doutor José Carlos Brito (CIBIO/ICETA-UP).
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto para 01 de Setembro de 2013. O montante da bolsa corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P., no país (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efectuado por transferência bancária.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum vitae e de carta de apresentação/motivação. As candidaturas deverão ser enviadas a referência “BI_DESERTFLOW_seq” para:
Sara Lemos Ferreira
Gestora de Ciência e Tecnologia
CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Campus Agrário de Vairão
R. Padre Armando Quintas, Crasto, 4485-661 Vairão
tel. 252 660 411 fax. 252 661 780
e-mail: bolsas.cibio@cibio.up.pt