Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 bolsa de Investigação para mestre no âmbito do projeto: “Avaliação do sucesso do recrutamento das principais populações portuguesas de P. marinus por biotransformação, marcadores de stress e transporte iónico em juvenis na fase de migração trófica (RECRUIT)”, com referência FCT “PTDC/BIA-BEC/103258/2008”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES, nas seguintes condições:
Área Científica: Ciências e Tecnologias do Mar
Requisitos de admissão: Habilitação académica necessária: Grau de Mestre na Área da Bioquímica. É exigida experiência em investigação na área da ecologia de Petromyzontidae, nomeadamente na determinação de perfis lipídicos em diferentes órgãos e tecidos. Dá-se preferência a candidatos com experiência nas seguintes técnicas:
a) Cromatografia de eficácia elevada (GC; HPLC);
b) Cromatografia em camada fina (TLC);
c) Espetrometria de absorção molecular e fluorescência;
d) ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay).
Plano de trabalhos: As atividades a desenvolver incluirão a realização de tarefas relacionadas com a caracterização e propriedades das membranas biológicas, envolvendo métodos de extração lipídica por solvente a alta pressão (ASE), cromatografia de elevada eficácia e ELISA. O bolseiro será integrado na equipa de trabalho do projeto e será acompanhado ao longo das várias fases de trabalho, mas é esperado um elevado grau de independência na realização das tarefas.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido em diversos locais, designadamente na Universidade de Évora e no Centro de Oceanografia, envolvendo também trabalho de campo nas principais bacias hidrográficas nacionais, sob a orientação científica do Professor Doutor Pedro Raposo de Almeida e da Professora Doutora Maria João M. Lança Silva de Almeida.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 4 meses e 19 dias, com início previsto em julho de 2013.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). Ao valor mensal da bolsa, pago através de cheque ou transferência bancária sendo os pagamentos efetuados mensalmente, acresce o Seguro Social Voluntário. O Bolseiro usufruirá ainda de um seguro de acidentes pessoal.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópia do Certificado de Habilitações.
As candidaturas deverão ser remetidas por e-mail para:
Prof. Doutor Pedro Raposo de Almeida
e-mail: pmra@uevora.pt