Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projecto 251373 (FP7-PEOPLE-2009-IAPP) – INSYSM - Inteligent Systems for Structures Strengthening and Monitoring, da Universidade da Beira Interior/ Unidade I&D Materiais Têxteis e Papeleiros, financiado por fundos europeus Marie Curie Actions—Industry-Academia Partnerships and Pathways (IAPP), nas seguintes condições:
Área Científica: Engenharia Têxtil.
Requisitos de admissão: Grau de mestre ou equivalente legal na área de Engenharia Têxtil, com conhecimento geral das propriedades mecânicas e eléctricas dos materiais têxteis.
Plano de trabalho:
O plano de trabalho visa o objectivo geral de desenvolvimento de protótipo têxtil para monitorização de pequenas deformações em edifícios, integrando filamentos de carbono e sensores de deformação. Para isso, o trabalho terá enfoque no:
1- desenvolvimento e caracterização de sensores têxteis de deformação à base de carbono;
2- integração de sensores de deformação em protótipo têxtil para monitorização de edifícios;
3- testes laboratoriais de verificação da funcionalidade do protótipo têxtil.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012 de 27 de Agosto; Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2012.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Unidade de Investigação em Materiais Têxteis e Papeleiros da Universidade da Beira Interior e pontualmente nos parceiros do projecto INSYSM, sob a orientação científica da Professora Doutora Luísa Rita Brites Sanches Salvado.
Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de seis meses, com início previsto em 2 de Setembro de 2013.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).
Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar terão base nos seguintes parâmetros e numa escala de 0 a 20: A - média das classificações obtidas na Licenciatura e Mestrado; B – Experiência em trabalhos de investigação; C – Avaliação curricular, de acordo com os objectivos do projecto; D - Motivação demonstrada através de entrevista. Aos parâmetros de selecção serão atribuídos as seguintes ponderações percentuais: 0,3 x A + 0,25 x B + 0,25 x C + 0,2 x D.
Composição do Júri de Selecção:
Presidente do Júri: Profª. Doutora Luísa Rita Brites Sanches Salvado; Vogais efectivos: Prof. Doutor Pedro José Guerra Araújo e Prof. Doutor Fernando José da Silva Velez. Vogais suplentes: Prof. Doutor José Mendes Lucas e Prof. Doutor João Castro Gomes.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio electrónico.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 14 a 28 de Agosto 2013.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
As candidaturas deverão ser remetidas para o correio electrónico rita.salvado@ubi.pt, em formato pdf, até às 24:00 horas do dia 28/08/2013, ou para o endereço postal, até dia 28/08/2013:
Universidade da Beira Interior – Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis
A/c Profª. Doutora Luísa Rita Brites Sanches Salvado
Rua Marquês D’Ávila e Bolama, 6201-001 Covilhã, Portugal