Angola foi palco do 1º Congresso Internacional de Gestão Sustentável de Resíduos em 2012, na cidade do Lobito. Agora, em 2014, é a vez da capital de Angola, Luanda, receber a 2ª edição do Congresso, organizado pela ISWA (Internacional Solid Waste Association), a APESB (Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental) e a AEAA (Associação dos Ecologistas e Ambientalistas de Angola) com o alto patrocínio do Governo de Angola e do Ministério do Ambiente.
Angola aprovou o seu PESGRU e o Regulamento de Gestão de Resíduos muito recentemente, que são marcos regulatórios importantes e fundamentais para apoiar os programas financeiros previstos com o objetivo de serem implantadas as infraestruturas de recolha, transporte, tratamento e destino final adequado dos RSU em todo o país.
O mesmo se passa com outros países emergentes de África e da América Latina. Por isso, este evento pode contribuir para a desejada discussão técnica, económica e social que tem sido apanágio deste setor em todo o mundo e que tem influenciado inclusive a legislação nesses países. Está prevista uma sessão especial para tratar das questões referentes aos países da CPLP.
É também uma oportunidade para as empresas especializadas deste setor apresentarem as suas capacidades e potencialidades diante de decisores e outros players que estarão presentes.
Mais informação aqui