Esta iniciativa está inserida num projeto lionístico nacional dirigido pela CL Governadora DM 115-CN Anabela Caldevilla que, para alertar os portugueses para a diabetes, nomeadamente para os seus prejuízos e principalmente para a prevenção desta doença crónica, está a desenvolver a iniciativa denominada: “Vamos iluminar um edifício público”.
A Diabetes é uma doença que atinge, atualmente, mais de 382 milhões de pessoas em todo o mundo, o que corresponde a 8,3% da população mundial, continuando a aumentar progressivamente em todos os países. Cerca de 46% das pessoas, com a doença não sabem o diagnóstico, prosseguindo com uma evolução silenciosa. Em 2013 a Diabetes matou 5,1 milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que, em 2035 o número de pessoas com Diabetes no mundo atinja os 592 milhões, o que representa um aumento de 55% da população atingida pela doença. Portugal posiciona-se entre os países Europeus que registam uma taxa de prevalência da Diabetes mais elevada.
É importante prevenir a doença desde cedo, nomeadamente nos jovens, promovendo um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada, exercício físico e sem hábitos prejudiciais. A definição de saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS) contempla não só a ausência de doença, como a promoção de hábitos de vida saudável, que só podem ser conseguidos com o empenho e esforço de cada um.