As atividades estão abertas ao público, havendo a oportunidade de assistir a uma palestra dada por Vítor Lopes, um dos realizadores portugueses com mais distinções internacionais, e António Costa Valente, produtor e atual diretor do Cine-Clube de Avanca. Esta irá decorrer no dia 10 às 15h.
Durante os três dias, a partir das 21h30, vão ainda ser mostrados trabalhos de cinema de animação dos mesmos. Todos os eventos irão decorrer no Anfiteatro do Pólo Principal da Universidade da Beira Interior.
Vítor Lopes é animador e ilustrador. Começou o seu trajeto profissional sendo animador de 2D tradicional e é agora um animador experiente em animação 2D Digital e um ilustrador especialista em animação em Flash. Em 2007 acabou um curso em tecnologias de comunicação audiovisual, tornando-se um técnico audiovisual versado em áreas como gravação de vídeo, edição, fotografia e iluminação. Entre 2000 e 2011 trabalhou como animador e diretor de produção no Cine-Clube de Avanca, onde participou em vários projetos de animação e realizou projetos pessoais. Desde 2008 que é ensina animação digital 2D numa escola vocacional. Em janeiro de 2014 começa uma colaboração com a OTATAA, onde é Animador Principal.
António Costa Valente, natural de Avanca, é docente no Departamento de Comunicação e Arte na Universidade de Aveiro Universidade de Aveiro. É ainda Diretor do Festival de Cinema de AVANCA desde 1997, e do Cine-Clube de Avanca, mantendo ainda as funções de produtor de filmes de ficção, animação e documentários.
Vítor Lopes e António Costa Valente têm um passado em comum. Para além de ambos estarem ligados ao Cine-Clube de Avanca, foram os realizadores, em conjunto com Carlos Silva, da primeira longa-metragem de animação do cinema português, “Até o Teto do Mundo”, de 2008.
Programa