3. UBI acolhe Sessão de Encerramento das Comemorações do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

No dia 28 de maio, às 14 horas, vai decorrer a Sessão de Encerramento das Comemorações do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho 2015, no Anfiteatro das Sessões Solenes - Polo I, da Universidade da Beira Interior.

Ficheiro com o nome: dia_nacional_prevencao_

28 de maio de 2015

Desde 1996 é comemorado em todo o mundo o dia 28 de abril como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Em Portugal, a Assembleia da República, através da Resolução nº 44/2001, instituiu oficialmente o dia 28 de abril como “Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho”, recomendando ao Governo, no âmbito das respetivas comemorações, a realização de campanhas de informação, formação e prevenção com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e as doenças profissionais.

No seguimento desta resolução, os sucessivos organismos públicos responsáveis pela Prevenção e Segurança no Trabalho têm vindo, desde 2002, a assinalar esta data, mediante a realização de diversas atividades.

A Autoridade para as Condições do Trabalho, responsável pela promoção da melhoria das condições de trabalho está fortemente empenhada em celebrar esta importante efeméride, como forma de sensibilizar os trabalhadores, empregadores e restante comunidade para a problemática da segurança e saúde no trabalho.

O lema das comemorações deste ano é alusivo ao drama quotidiano de milhares de pessoas que todos os anos sofrem acidentes de trabalho e do drama daqueles que morrem. Queremos que do silêncio cúmplice se passe, não apenas para a denúncia proactiva, mas também para a construção de uma estratégia que acabe de vez com esta calamidade nacional, é o mote para o reforço da informação sobre a temática da segurança e saúde no trabalho.

Durante o período das comemorações – 28 de abril a 28 de maio – a ACT desenvolveu através dos seus serviços regionais e centrais, inúmeras ações de sensibilização nas escolas e nas empresas as quais alertaram os seus destinatários para a problemática dos acidentes de trabalho, tema escolhido pela OIT para as comemorações do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Inscrições gratuitas até 27 de maio.

ver programa

Ficheiro com o nome: dia_nacional_prevencao_