Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Exposição "A magia do xadrez nos lanifícios: os tartãs escoceses"

Exposição "A magia do xadrez nos lanifícios: os tartãs escoceses"

Realiza-se no próximo dia 18 de junho, pelas 18h00, no Museu de Lanifícios da UBI/Núcleo da Real Fábrica Veiga.

EVENTO:

Ficheiro com o nome: tartas_escoceses

  De 18 de junho a 27 de setembro de 2015

  Importar iCal

Partilha

No próximo dia 18 de junho, pelas 18h00, decorre a sessão de inauguração da exposição temporária subordinada ao tema A magia do xadrez nos lanifícios: os tartãs escoceses. Com produção e organização do Museu de Lanifícios, a colaboração do Serviço de Difusão e Imagem da Biblioteca e do Centro de Recursos do Ensino e Aprendizagem (CREA), centros da Universidade da Beira Interior, e, ainda, o apoio generoso de pessoas e de empresas locais, esta mostra representa mais uma iniciativa dedicada à história dos lanifícios, em que, desta vez, o tecido tartã será o núcleo de uma encenação a apresentar ao público na Galeria do Núcleo da Real Fábrica Veiga, entre os dias 18 de junho e 27 de setembro.

Esta exposição tem por objetivos (1) apresentar um dos tecidos clássicos de lã mais fabricados no mundo, que, na moda, é recorrente, sobretudo por parte de alguns estilistas e marcas internacionais, (2) divulgar os recursos têxteis existentes no Arquivo Histórico que provêm da indústria de lanifícios da região da serra da Estrela e (3) clarificar os conceitos ‘clã’, ‘tartã’, ‘xadrez’ e ‘kilt’, articulando, simultaneamente, o tartã nos lanifícios com o ‘design’ de moda.

Distribuída por cinco temas, como “Escócia - o país dos ‘Highlanders’”; “Os clãs da Escócia”; “O tartã – símbolo dos clãs e da Escócia”; “O kilt” e “O tartã na moda”, esta mostra ambiciona dar uma resposta à questão: - Mas, afinal, o que é o tartã ou tartan?

Ao longo dos últimos cinquenta anos, a fabricação deste tecido alimenta simultaneamente a indústria têxtil, dominada por algumas grandes fábricas, e a indústria do turismo do Reino Unido. Em Portugal, particularmente a região da serra da Estrela, também tem produzido este tecido de forma recorrente.

A exposição vai estar patente ao público entre os dias 18 de junho e 27 de setembro, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00, e a entrada é livre para a comunidade em geral.

Saiba +

Ver Cartaz

Ficheiro com o nome: tartas_escoceses

  •   UBI

Data da última atualização: 2015-06-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.