A edição deste ano da Volta a Portugal apresenta o programa “Volta ao Conhecimento | Porque a Volta tem Ciência”, que conta com a presença da UBI. A instituição fará parte da iniciativa na etapa número 6 (domingo, dia 3 de agosto), que desafia os ciclistas a pedalar entre Belmonte e a cidade da Guarda.
No âmbito do programa que será transmitido em várias plataformas, a ciência de cada região está em destaque nas vertentes da história e património, da tecnologia, das exigências no plano da saúde, da performance e também do ambiente.
“Volta ao Conhecimento | Porque a Volta tem Ciência” tem um portal www.voltaaoconhecimento.pt que reunirá e disponibilizará os conteúdos de base científica em torno de 10 Etapas com Conhecimento, tendo em conta as especificidades do território e o seu contexto científico, tecnológico e cultural. A partir destes conteúdos será abordado porque é que se a fala de ciência, porque é que é feita em determinados territórios e para quem é feita.
O programa “Há Volta”, da RTP, contará com a presença de cientistas das instituições de Ensino Superior portuguesas que ajudarão a contar, a conhecer e a interpretar o território através da ciência, dando exemplos concretos de projetos desenvolvidos na região correspondente a cada uma das etapas.
A “Volta ao Conhecimento | Porque a Volta tem Ciência” é uma iniciativa desenvolvida pela RTP e Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com a colaboração das instituições de Ensino Superior, CRUP e CCISP, e da ANI.
Mais informação
Portal Volta ao Conhecimento
Cartaz