“Relatividade restrita” é o título da conferência promovida no âmbito das atividades da Academia Júnior de Ciências, na sexta-feira, dia 31 de março. O tema é explorado por José Amoreira, docente do Departamento de Física da UBI, a partir das 15h00, no Anfiteatro 6.1.
O evento é aberto a todos os interessados nesta vertente da Física.
Resumo da Conferência
“Diferentes observadores (inerciais) especificam de forma diferente as posições dos corpos e/ou os instantes em que determinados acontecimentos têm lugar, mas todos concordam com a validade das leis de Newton e deduzem delas as mesmas conclusões sobre as condições e evolução dos sistemas que estudam. De uma teoria que goza desta propriedade diz-se que satisfaz um princípio de relatividade.
No final do séc. XIX, a evidência experimental reunida parecia indicar que este estado de coisas não se verificava para a teoria dos fenómenos elétricos e magnéticos. A teoria parecia ser válida apenas num referencial inercial particular. Em 1905, Einstein mostrou que também o eletromagnetismo é uma teoria relativista, mas isso obrigou a uma revisão radical dos conceitos de espaço e de tempo.
Nesta palestra, são apresentados e discutidos os aspetos essenciais desta revisão”.