3. Aula-Aberta “Black Music, Culture and Politics in United States: Deviance or Resistance?

Evento organizado pelo Departamento de Sociologia vai decorrer na Sala 7.14, 9h00.

04 de maio de 2017

O Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior, no âmbito das unidades curriculares “Seminários Temáticos de Investigação” do 3.º Ciclo/Doutoramento em Sociologia e “Sociologia do Desvio” do 1.º Ciclo/Licenciatura em Sociologia, promove, quinta-feira, dia 4 de maio, entre as 9h00 e as 11h00, a Aula -Aberta “Black Music, Culture and Politics in United States: Deviance or Resistance?”. O evento, a decorrer na sala 7.14 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, terá como orador Jordi Nofre Mateo, investigador do Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA).

A Aula-Aberta “Black Music, Culture and Politics in United States: Deviance or Resistance?” tem como objetivo debater o conceito de “desvio” no âmbito das subculturas juvenis através de uma viagem transdisciplinar pela história social, cultura e urbana dos Estados Unidos (1940-1980), em particular da cidade de Nova Iorque.  Esta viagem tem como início o nascimento do Rythm’n’Blues (1940s-1950) e o Soul (1950-1960) num país fortemente caraterizado pela segregação racial, as injustiças sociais mas também pelos movimentos pela defesa dos direitos civis e dos Afro-Americanos. Nesta “areia” de forte reivindicação político-social e cultural, focalizaremos a nossa viagem num território muito particular: Nova Iorque, onde os primeiros clubes de música Disco (1960s-1970) tornaram-se refúgio para os colectivos latinos e Afro-Americanos LGTB, numa cidade onde a lei obrigava os rapazes a dançar com raparigas até 1976.

Breve CV de Jordi Nofre Mateo
Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Barcelona (2009) e desde 2010 investigador de pós-doutoramento no CICS.Nova. As suas principais áreas de investigação são (i) lazer nocturno e transformações urbanas em cidades do Sul de Europa e (ii) geografia social dos jovens em países euro-mediterrânicos. Jorgi Nofre é Investigador Principal da rede científica internacional LXNIGHTS e além de ter lecionado sobre a história das subculturas juvenis em América e Inglaterra, atualmente está a lecionar duas disciplinas - “Geografias da Noite Urbana” e “Introdução à Etnografia da Noite Urbana” - na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Cartaz

Fonte: Departamento de Sociologia e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas