A CIG, CENJOR e a Universidade da Beira Interior (UBI) promovem uma ação de formação dirigida a estudantes e profissionais de comunicação, bem como a organizações da área da cidadania e igualdade de género, intitulada “Comunicação, média e questões de género”. A iniciativa terá lugar nas tardes de terça e quarta-feira, dias 2 e 3 de maio, nas instalações do Departamento de Comunicação da UBI, na Faculdade de Artes e Letras,.
A atividade decorre de um protocolo de cooperação estabelecido entre a CIG e a UBI no âmbito do UBIgual, Plano de Igualdade de Género da UBI.
Ao longo dos seis módulos temáticos procurar-se-á alertar profissionais e estudantes de comunicação para a necessidade de uma prática profissional sensível ao género.
Cientes do lugar preponderante que os meios de comunicação social ocupam nos processos de construção identitária, importa fomentar nos e nas profissionais de comunicação uma atitude crítica-reflexiva sobre as, não raras vezes veiculadas, mensagens e imagens estereotipadas do ponto de vista das relações e dos papéis de género, quer nos conteúdos relacionados com o entretenimento, quer mesmo nos conteúdos jornalísticos.
Simultaneamente, pretende-se sensibilizar para a necessidade de se produzirem trabalhos jornalísticos que ponham em evidência e desocultem um conjunto realidades relacionadas com a (des)igualdade de género, dando visibilidade e expressão a questões políticas, sociais, económicas e culturais, com que mulheres e homens se deparam.
Os e as comunicantes das sessões serão Carla Cerqueira (investigadora do CECS/UM e docente da Universidade Lusófona de Lisboa), Nuno Amaral Jerónimo (investigador e docente na UBI), Orlando César (jornalista, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e formador no Cenjor), Sofia Branco (jornalista da Lusa e presidente do Sindicato dos Jornalistas), Catarina Sales Oliveira (investigadora do CIES-IUL e docente na UBI) e Sónia Soares (ativista da União de Mulheres Alternativa e Resposta, investigadora do Observatório de Mulheres Assassinadas).
As inscrições são gratuitas e deverão ser formalizadas, no caso dos jornalistas e outros profissionais de comunicação, no seguinte endereço avieira@cenjor.pt. Para mais informações, contactar Ana Cristina Vieira – tlf.: 218855004.
Outras pessoas interessadas, poderão fazê-lo no seguinte endereço: luisa.palha@cig.gov.pt.
Mais informação
Programa