3. Exposição “Às Meninas e aos Nossos”

Exposição “Às Meninas e aos Nossos”

2.ª Edição do Projeto Xi-Coração para ONG Little Dresses for Africa.

De 25 de novembro de 2017 a 08 de janeiro de 2018

Está patente até 8 de janeiro, na Real Fábrica de Panos, a 2ª edição do projecto Xi-Coração, promovida por Rafaela Norogrando, com o apoio da Universidade da Beira Interior, através do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, e dos alunos da licenciatura de Design de Moda da UBI. Este projeto integra-se na iniciativa da “Organização Não-Governamental Little Dresses for Africa”, que, representada em vários países, conta com milhares de voluntários que costuram peças de vestuário destinadas às crianças.

Nesta nova edição, que tem por título “Às Meninas e aos Nossos”, o projeto Xi-Coração dedica as peças de vestuário, apresentadas na Galeria da Real Fábrica de Panos, às raparigas de África, já na puberdade, e que vêem, muitas vezes, a sua vida interrompida de forma abrupta. Este ano, os organizadores da exposição decidiram ampliar esta ação de responsabilidade social às vítimas dos incêndios que grassaram em Portugal. Durante esta mostra, qualquer pessoa poderá doar peças de roupa que serão depois entregues às vítimas dos incêndios.

Com material têxtil reciclado, como roupa velha, restos de tecidos ou fibras têxteis, foi possível criar novas peças de vestuário com uma metodologia projetual de design de moda e uma abordagem cultural e sustentável direcionada à dimensão social do próprio design.

Após conclusão desta exposição, alguns dos vestidos ou roupas produzidos na unidade curricular de Design de Vestuário, como método de ensino da docente Rafaela Norogrando, serão entregues, sob a forma de presentes, às crianças de África através da Little Dresses for Africa que as encaminhará para diversos orfanatos do continente africano.

projecto Xi-Coração

Data da última atualização: 2017-11-27