3. Palestra Neurological Measures in Design Research

Palestra Neurological Measures in Design Research

Sessão no Anfiteatro 8.1, com início às 10h00.

24 de maio de 2018

A palestra com o tema Neurological Measures in Design Research realiza-se esta quinta-feira, dia 24 de maio, no Anfiteatro 8.1 da Faculdade de Engenharia, a partir das 10h00.  Sónia Vieira colaboradora do C-MAST – Centre for Mechanical and Aerospace Science and Technologies é a oradora. A palestra é organizada no âmbito das atividades de divulgação de ciência desta unidade de investigação da UBI.

Sónia Vieira é doutora em Design, pela Delft University of Technology, Mestre em Design Industrial pela FEUP, e Arquiteta pela FAUP.
A sua tese de doutoramento é sobre o paradigma do Lean Thinking na prática, educação e investigação em design.
Os seus interesses têm foco na identificação de variantes e invariantes do design ao longo das suas disciplinas com relevância para o entendimento da cognição e neurociência em design. Encontra-se presentemente a finalizar investigação de pós-doutoramento no INEGI-FEUP.
Sónia Vieira lecionou na FEUP, TUDELFT, IPCA e UBI.

“Neurological Measures in Design Research” visa divulgar métodos e resultados de estudos neurofisiológicos no âmbito da investigação em design desenvolvida por Sónia Vieira na FEUP.
O foco do estudo visa a distinção do design como processo distinto de problem solving. Participantes de várias atividades, nomeadamente, designers industriais, engenheiros, arquitetos e designers gráficos fizeram uma experiência na qual usaram headset EEG para captação de ondas cerebrais durante o desempenho de uma sequência de tarefas. Os resultados preliminares evidenciam diferenças entre problem solving e design, assim como entre atividades profissionais.

Data da última atualização: 2018-05-23