3. Apresentação do Livro “Quo Vadis Europa – A Encruzilhada Europeia”

Apresentação do Livro “Quo Vadis Europa – A Encruzilhada Europeia”

Sessão tem início às 15h00, no Anfiteatro 7.22, e conta com a presença de Pedro Santana Lopes, presidente do ALIANÇA.

28 de fevereiro de 2019

Bruno Ferreira Costa, docente e investigador da Universidade da Beira Interior, apresenta, quinta-feira, dia 28 de fevereiro, às 15h00, no Anfiteatro 7.22, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), o livro “Quo Vadis Europa – A Encruzilhada Europeia – entre o ideário romântico e o pragmatismo político”.

A apresentação da obra será feita por Pedro Santana Lopes, presidente do ALIANÇA. A sessão, de entrada livre, contará ainda com as intervenções de António Fidalgo, Reitor da UBI e de Helena Alves, presidente da FCSH.

Breve sinopse
A presente obra tem por base um conjunto de reflexões com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as atuais perspetivas de alargamento/aprofundamento da União Europeia (UE). O tema escolhido reflete a importância da instituição “União Europeia” nos nossos dias, bem como as diversas problemáticas associadas à sua formação e à evolução da sua identidade. Mais do que entrar em generalizações abusivas sobre o projeto europeu e os êxitos até hoje alcançados, urge debater que caminhos que devemos adotar e da real necessidade da existência da UE nos moldes atuais, nos nossos dias. Urge caminhar no sentido de compreender o enquadramento da UE à luz dos inúmeros desafios da comunidade internacional, nomeadamente as questões relacionadas com a crise económica, a problemática dos refugiados, a proliferação do terrorismo no espaço europeu e a ausência de lideranças capazes de promover as mudanças necessárias no projeto europeu. Vivemos a necessidade de levantar os problemas que compõem a ciência política na sua génese, sendo este um terreno fértil para o desenvolvimento de arrojados caminhos de sistematização dos problemas da atualidade.

Que Europa pretendemos construir? Em que Europa pretendemos viver? Qual o espaço reservado para a Europa das nações? Que respostas a Europa tem dado perante a crise económica e social que afeta todo o continente, em particular os países do sul? Quais as ameaças à atual estrutura da UE?

Data da última atualização: 2019-02-13