A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior acolhe, no dia 21 de março, às 10h00, a apresentação do livro “A Fraude e a Evasão Fiscal na União Europeia: do «Luxleaks» aos «Panama Papers»” (Grupo Editorial Vida Económica) da autoria de Miguel Viegas, docente da Universidade de Aveiro e Eurodeputado do PCP. A apresentação do livro estará a cargo de Alcino Pinto Couto, docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI e será seguida de debate sobre a Europa.
A sessão, inserida no âmbito da unidade curricular “Economia Internacional” do 1.º Ciclo/Licenciatura em Economia, terá lugar no Anfiteatro 7.21 da FCSH e é de entrada livre.
Sinopse
A evasão fiscal tem preenchido uma parte significativa da agenda mediática.
O clima de impunidade fiscal que beneficia as grandes empresas contrasta de forma violenta com as políticas de austeridade que se abateram sobre a generalidade dos cidadãos europeus e dos portugueses em particular.
O livro, escrito a partir da experiência parlamentar do autor no Parlamento Europeu, convida o leitor para uma viagem ao mundo da vigarice fiscal.
Usando uma linguagem simples e acessível, procura-se desbravar caminho numa área deliberadamente complexa onde o cidadão comum muitas vezes não é bem-vindo.
Este livro é um contributo para uma cidadania mais consciente e interveniente. Os escândalos fiscais e a indignação pública que se sucederam desde 2014, do “LuxLeaks” aos “Panamá Papers”, foram fundamentais para os avanços realizados. Mas a batalha ainda agora começou.
