3. Biblioteca da UBI promove “Grande debate sobre o futuro da União Europeia”

Biblioteca da UBI promove “Grande debate sobre o futuro da União Europeia”

Anfiteatro da Biblioteca, com início às 10h00.

09 de maio de 2019

A Biblioteca da Universidade da Beira Interior promove ao longo do mês de maio diversas atividades de forma a celebrar o Dia da Europa (9 de maio), comemorar os 20 anos do euro e divulgar as eleições europeias que se realizarão a 26 de maio.

As atividades são organizadas em parceria com a comunidade académica e com diversas instituições.

Fazem parte do programa debates, exposições, tertúlias e formações, realizados em vários espaços da UBI, que são abertos ao público em geral.

Para dar início a este leque de atividades, realiza-se quarta-feira, dia 9 de maio, o “Grande debate sobre o futuro da União Europeia”, pelas 10h00, no Auditório da Biblioteca, com a presença do Reitor da UBI, António Fidalgo, do Vice-Reitor para as áreas de Ensino e Internacionalização, João Canavilhas, e dos cinco presidentes das faculdades da UBI. Serão debatidos temas atuais e com grande impacto na vida dos europeus.

Os restantes debates serão tematicamente diversificados: o futuro da (des)integração europeia, a regulamentação da Internet, o futuro das línguas europeias, a UE como estratégia de paz, a (crise da) democracia na Europa, a importância das organizações da sociedade civil e a sustentabilidade ambiental. Irá ser também realizada uma tertúlia com alunos de/em ERASMUS e formação sobre oportunidades de emprego, estágios e voluntariado na UE, e sobre o European Social Survey. A par destas ações, haverá também duas exposições temáticas.

Estas atividades juntam um variado leque de participantes: docentes da UBI, núcleos de alunos (como o Movimento Académico de Proteção Ambiental), organizações regionais (como a Associação GeoPark Estrela, os Guardiões da Serra da Estrela e a CooLabora) e outras entidades nacionais (como o Centro Nacional Europass, o Centro de Informação Jacques Delors, a Fundação Friedrich Ebert, entre outros).

Data da última atualização: 2019-05-02