3. Museu de Lanifícios assinala Jornadas Europeias do Património 2019

Museu de Lanifícios assinala Jornadas Europeias do Património 2019

Programa junta visitas gratuitas disponibilização de rotas pedestres entre outras propostas.

De 27 a 29 de setembro de 2019

O Museu de Lanifícios (MUSLAN) da Universidade da Beira Interior assinala as Jornadas Europeias do Património 2019, este ano subordinadas ao tema Artes Património Lazer.

O programa de atividades desenrola-se nos dias 27, 28 e 29 de setembro.

27 | 28 | 29 de setembro | 9h30-12h00 e 14h30-18h00
Entrada Gratuita nas Exposições Permanentes “Da Manufactura à Industrialização dos Lanifícios”

27 de setembro | 9h30-12h00 e 14h30-18h00
Heritage and GIS: when past and future meet in Architecture teaching | Exposição documental do Mestrado Integrado em Arquitectura (Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da UBI)
A exposição apresenta os resultados da colaboração interdisciplinar desenvolvida no âmbito das Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal): “Sistemas de Informação Geográfica (SIG)” e “História da Arquitectura Portuguesa II”. Desta forma, são apresentadas reflexões de cariz patrimonial, trabalhadas com recurso aos SIG, patentes nos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
Pretende-se que esta exposição seja um elemento impulsionador de atividades de lazer, tendo a cidade da Covilhã como objecto de estudo e descoberta focada na Arte pública, Património arquitectónico religioso e Património azulejar. Por outro lado, pretende-se estimular e desenvolver nos estudantes locais, nacionais e internacionais, uma visão de conjunto patrimonial, assim como possibilitar a descoberta do significado e da significância patrimoniais no seio da Covilhã. Esta visão e descoberta é alcançada através da história, do tempo e do espaço, mas também através do repto lançado para replicar percursos e análises, patentes na exposição em tempo real, dentro da cidade.
Acesso: gratuito e para todas as idades

28 de setembro | 9h30-12h00 e 14h30-18h00
Rota da Covilhã, cidade-fábrica >> Percurso pedestre pelo património industrial da Ribeira da Goldra
Este itinerário enquadra-se na Rota da Covilhã, cidade-fábricaque se articula em três percursos urbanos, circulares e complementares entre si. Este percurso acompanha o leito da ribeira da Goldra, também conhecida como ribeira dos Pisões. Propõe-se uma visita aos espaços mais significativos da indústria de lanifícios desta zona da cidade, dando a conhecer os núcleos do Museu de Lanifícios (com início na Real Fábrica de Panos e conclusão na Real Fábrica Veiga), centrados na salvaguarda de testemunhos industriais, bem como de um vasto património industrial que abarca edifícios fabris, estendedouros e râmolas de sol, chaminés, maquinismos, palacetes, bairros operários e outras infraestruturas.
Local de Encontro: Real Fábrica de Panos (Rua Marquês d’Ávila e Bolama, Covilhã) > Concentração às 9h45 e partida às 10h00
Distância: c. 2 Km
Grau de dificuldade: fácil
Tempo aprox.: c. 1h30-2h horas