3. 13ª Edição da Semana do Bebé

13ª Edição da Semana do Bebé

A Iniciativa tem este ano como tema “A Criança do Séc. XXI”.

De 14 a 20 de outubro de 2019

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira organiza 13ª Edição da Semana do Bebé, que irá decorrer na semana de 14 a 20 de outubro de 2019, evento que conta com o apoio da Universidade da Beira Interior (UBI).

Este ano, a iniciativa tem como tema “A Criança do Séc. XXI”, criança essa, que nasce e se desenvolve numa era em que a tecnologia, as vivências aceleradas e os estímulos sócio culturais parecem pôr termo antecipado a um tempo de simplicidade e ingenuidade que outrora competia ao vagaroso tempo cronológico da infância.

Num mundo em constante transformação, num mundo globalizado em que os valores, princípios, paradigmas, dinâmicas, formas de educar e cuidar são também elas diferentes, o CHUCB prepara-se, uma vez mais, para apresentar ao público um programa de vulto, no qual se destacam as atividades lúdico-pedagógicas, conferências, workshops e ateliers criativos de promoção para a saúde, a acontecer nos mais variados cenários da Covilhã, Fundão e Belmonte.

Atividades múltiplas, com intervenção de interlocutores e profissionais reconhecidos, que irão uma vez mais proporcionar aos mais pequenos estímulos cognitivos, afetivos e sociais fundamentais, para se tornarem cidadãos felizes, proativos e confiantes e aos pais, cuidadores e educadores as ferramentas e competências necessárias para os ajudar a orientar na grande caminhada que é o desenvolvimento bio-psico-social das suas crianças.

Atividades em destaque ao longo da semana:

- 15 de OUTUBRO - Workshops gratuitos de YOGA PARA BEBÉS, a realizar na tarde deste dia no Hospital Pêro da Covilhã, destinado a grávidas e bebés dos 2 aos 12 meses. (Inscrição prévia obrigatória - eventos@chcbeira.min-saude.pt).

- 16 de OUTUBRO - O Congresso Infantil - CHUCB KIDS SUMMIT: dar voz à criança do Séc. XXI, no Auditório do Hospital, no qual serão debatidos por crianças do 1º e 2º ano de escolaridade, grandes temas da atualidade, apresentados à assembleia através de divertidos sketches realizados com a participação dos pequenos utentes do Hospital. Esta iniciativa contará ainda com outros momento de aprendizagem e pura diversão musical, ensinamentos sobre os cuidados a ter na utilização da Internet e ainda como incentivo à atividade física e à importância do brincar.

- 17 de OUTUBROWorkshops vários no CONTINENTE da Covilhã (Serra Shopping), sobre “A Importância do Brincar e da Atividade Física” e um “Masterchef de Ciência Gastronómica”.

- 18 de OUTUBROSEMINÁRIO CIENTÍFICO SB, a realizar no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã, das 09h00 às 17h30 e destinado a Profissionais de Saúde e da Educação, Estudantes, Pais e outros Educadores. Neste Seminário serão abordados temas como: “Perturbação do Espectro do Autismo no Séc. XXI”, “Paradigmas do Séc. XXI – Paradigma da Violência e Paradigma da Identidade de Género”, “ Novas Questões do Séc. XXI – Novas Adições e Novos Regimes Alimentares” e ainda uma Conferência sobre “Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção”. Esta iniciativa é de participação gratuita, contudo, tem Inscrição prévia obrigatória e limitada à capacidade da sala, no formulário próprio que pode aceder AQUI.

- 19 de OUTUBRO - Cerimónia Religiosa da SB, que este ano terá lugar sábado, dia 19 de outubro, na Igreja Paroquial da Boidobra (Covilhã), às 16H00, presidida pelo Reverendíssimo Bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel Felício. Para além de uma bênção especial aos bebés presentes nesta missa, será entregue uma Oliveira a cada Bebé nascido no CHUCB entre 22 de outubro de 2018 (início da 12ª SB) e 14 de outubro de 2019 (início da 13ª SB).

Inscrição no Seminário Científico da SEMANA DO BEBÉ 2019
Programa do Seminário Científico