3. Docentes da UBI galardoados nos Prémios SOS Azulejo 2022-2023

Docentes da UBI galardoados nos Prémios SOS Azulejo 2022-2023

•   10 de maio de 2024

A Menção Honrosa foi atribuída a quatro docentes pelo artigo científico sobre inventariação, salvaguarda, valorização turística e promoção cultural do azulejo português.

Ficheiro com o nome: Premio SOS Azulejo

Os docentes da Universidade da Beira Interior (UBI) Bertha Santos, Jorge Gonçalves, Pedro Almeida e Ana Martins Nepomuceno foram galardoados na edição 2022-2023 dos Prémios SOS Azulejo.

Os elementos do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) receberam uma Menção Honrosa atribuída ao artigo publicado na revista científica “Heritage Science”, intitulado “GIS based inventory for safeguarding and promoting Portuguese glazed tiles cultural heritage”, que visa apresentar um instrumento baseado em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), para apoio à inventariação, salvaguarda, valorização turística e promoção cultural do azulejo tradicional português, contribuindo para aumentar a consciência geral sobre a importância desta herança única portuguesa.

Os Prémios SOS Azulejo são uma iniciativa das entidades parceiras do Projeto ‘SOS Azulejo’: Museu de Polícia Judiciária; Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais (IPJCC); Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP); Direção Geral do Património Cultural (DGPC); Rede de Investigação em Azulejo, Instituto de História de Arte (IHA) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL); Universidade de Aveiro (UA); Instituto Politécnico de Tomar (IPT); Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL); Guarda Nacional Republicana (GNR); e Polícia de Segurança Pública (PSP).

O galardão destina-se a reconhecer, valorizar, dar visibilidade e fomentar ações de proteção e valorização do património azulejar português e/ou de origem/tradição portuguesa.

A cerimónia de entrega dos Prémios teve lugar a 6 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional do Azulejo, e teve lugar no Palácio Marquês da Fronteira em Lisboa.

Data da última atualização: 2024-05-10