O jornal diário nacional Público apresenta o projeto PSuperior no dia 20 de novembro (quarta-feira), no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O PSuperior foi pensado para os alunos finalistas e os que frequentam os mestrados integrados do ensino superior. Consiste numa plataforma que reúne importantes empresas (Volkswagen, Fidelidade, Mota Engil, Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associados, Google, Porto Editora, Fuel, IPG Mediabrands e Unilever) e o PÚBLICO.
O seu objetivo é fornecer gratuitamente assinaturas digitais do jornal a alunos nessas condições. Cada empresa escolheu um determinado universo de cursos de diferentes universidades.
Está envolvida a generalidade das instituições universitárias do país, abrangendo um universo potencial de alunos que ronda os cinco mil.
As empresas e o PÚBLICO oferecem as assinaturas e os alunos têm apenas de manifestar por mail o seu interesse de as receber gratuitamente.
Com esta estratégia, os promotores acreditam que será mais fácil promover junto dos jovens hábitos de leitura de jornais.
À semelhança das preocupações que se manifestam em muitos outros países, a carência desses hábitos está a segmentar e a fraturar o debate público e a fragilizar o espaço de compromisso essencial às democracias.
Pretende-se ainda que o projeto crie uma plataforma na qual a cooperação com as universidades se acentue. Um dos objetivos passa por organizar conferências temáticas no espaço das universidades, destinadas à promoção da literacia mediática e ao desenvolvimento de ferramentas para certificar fontes de informação credíveis e combater as fake news.
Entre a rede de parceiros está o Presidente da República e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que estarão presentes na cerimónia de lançamento do projeto.
Informação completa
Quarta-feira, 20 de Novembro, às 17h30
Pavilhão do Conhecimento
Centro Ciência Viva
Largo José Mariano Gago, nº1
Parque das Nações 1990-073 Lisboa
Confirmações para psuperior@publico.pt