Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Colóquio “Comunicar Ciência”

Colóquio “Comunicar Ciência”

O evento vai decorrer em Coimbra, no Auditório do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, a partir das 15h00.

  22 de janeiro de 2020  

  Fora da UBI

O Auditório do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra recebe, no dia 22 de janeiro (quarta-feira), um colóquio subordinado ao tema “Comunicar Ciência”, que tem início às 15h00.

Vão ser debatidos aspetos identificadores da comunicação de ciência e tecnologia em Portugal, pela voz de três personalidades incontornáveis desta realidade: António Granado, Joana Lobo Antunes e Zita Martins. A moderação estará a cargo do comunicador de ciência António Piedade.

Sinopse
Vivemos num mundo globalizado pautado pela ciência e pela tecnologia como forças motrizes do desenvolvimento e bem-estar. Contudo, existe um fosso muito grande entre o conhecimento detido pelos cientistas e engenheiros, altamente especializado e desenvolvido, por um lado, e o conhecimento científico ou até a perceção dele, que a esmagadora maioria da população possui.

De facto, a literacia científica é vestigial. Entre as várias consequências negativas que este fosso provoca nos cidadãos, está a sua opinião pouco informada que enferma a sua liberdade e participação democrática.

A falta de uma sólida cultura científica diminui a liberdade democrática e potencia uma crescente expansão de pseudociências que, em alguns casos preocupantes, põem em risco a própria saúde da população. Daqui decorre a urgente implementação de práticas de comunicação de ciência para estabelecer pontes de conhecimento entre os cientistas e engenheiros e a população em geral.

O jornalismo de ciência e tecnologia desempenha um papel muito importante para este empreendimento. Mas a atividade junto da sociedade de gabinetes de comunicação de ciência nas instituições de ensino superior também não é de somenos importância crucial.


Notas biográficas dos Oradores

Joana Lobo Antunes
Joana Lobo Antunes é comunicadora de ciência, presidente da rede SciCom PT, atualmente Diretora de Comunicação no Instituto Superior Técnico e docente no Mestrado em Comunicação de Ciência da FCSH Universidade Nova de Lisboa. Foi responsável pelo Gabinete de Comunicação do Instituto de Tecnologia Química e Biológica ITQB NOVA, diretora do Centro Ciência Viva de Sintra e investigadora pós doc em Promoção e Administração de Ciência e Tecnologia na FCSH e ITQB NOVA.

António Granado
António Granado é professor universitário na NOVA FCSH onde coordena o mestrado em Jornalismo e co-coordena o mestrado em Comunicação de Ciência. Foi jornalista profissional durante 25 anos, tendo-se especializado na área do jornalismo de ciência. Fez a maior parte da sua carreira no jornal Público, onde foi, para além de jornalista, editor de ciência, subdiretor, chefe de redação e editor do Publico.pt. Entre Setembro de 2010 e Março de 2014, foi editor multimédia na RTP.

Zita Martins
Zita Martins é Astrobióloga, Professora Associada no Instituto Superior Técnico (IST), e Co-Diretora do Programa MIT-Portugal. Foi Cientista Convidada da NASA Goddard (2005 e 2006), e Professora Convidada na Universidade Nice-Sophia Antipolis (França) (2012). Em 2009 foi galardoada pela Royal Society com uma University Research Fellowship no valor de 1 milhão de Libras. Foi University Research Fellow (URF) da Royal Society no Imperial College em Londres de 2009 a 2017. Faz ativamente comunicação de Ciência, tendo dado mais de 100 entrevistas sobre Ciência nos meios de comunicação social internacional e foi selecionada pelo canal de TV BBC como Expert Scientist Women. O seu retrato foi pintado para a exposição da Royal Society sobre mulheres de sucesso em Ciência, e encontra-se agora de forma permanente na sede da Royal Society em Londres. Em 2015 foi selecionada como um dos 11 “Portugueses fora do tempo” pelo Jornal Público, em 2016 foi selecionada como uma das “Mulheres na Ciência” pela Ciência Viva, e em 2018 foi uma das 10 mulheres portuguesas a receber um Barbie Award2018 da Mattel no dia Internacional da Rapariga por ser considerada uma inspiração para as novas gerações de raparigas. Zita Martins foi condecorada em 2015 por Sua Excelência o Presidente da República de Portugal com o título de Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Para obtenção de certificado de presença deverá efetuar INSCRIÇÃO.

Data última atualização: 2020-01-08

Data da última atualização: 2020-01-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.