A Junta de Freguesia de Boidobra, em parceria com o Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior, a Câmara Municipal da Covilhã, o Conservatório de Música da Covilhã e a Beira Serra - Associação de Desenvolvimento, candidatou o Projeto GREEN4ALL ao Concurso Público das Academias Gulbenkian do Conhecimento, cuja votação decorre até dia 9 de junho.
Os cinco projetos mais votados são automaticamente aprovados.
PROJETO
GREEN4ALL_Queres fazer parte do 1º Parque de Lazer co-criado pela comunidade, capaz de promover o desenvolvimento pessoal e social da criança?
OBJETIVOS
· (Re)valorizar o Parque Duppigheim (Boidobra, Covilhã) num espaço que procure o desenvolvimento pessoal e social da criança, através da co-criação e exploração de módulos com materiais reciclados, integrando natureza, ciência e sustentabilidade.
· Promover a participação pro-ativa, colaborativa e criativa das crianças na resolução de problemas reais, de forma a que possam ter um contexto para desenvolverem a sua criatividade, resolução de problemas concretos que irão emergir de forma colaborativa.
RESULTADOS ESPERADOS
· Desenvolvimento das competências sócio-emocionais de adaptabilidade, pensamento critico e resolução de problemas da comunidade pré-escolar e 1º ciclo, através da exploração da natureza de forma ativa e em co-criação;
· Promoção do contexto outdoor para aprendizagens ativas junto de professores e alunos;
· Reabilitação de Espaço Público com projetos/instalações concretizadas com a co-criação de alunos/escolas/comunidade.
SUSTENTABILIDADE
· PROFESSORES – Formar para ambientes de aprendizagem outdoor: Ações de formação (creditadas para progressão na carreira) para desenvolvimento de competências socio-emocionais da criança em contexto outdoor, com disponibilização de ferramentas de apoio à intervenção;
· FAMÍLIAS – Promover ações com pais e filhos de visita e brincadeira no parque. Promove os laços familiares e permite construir uma identidade com o Parque, fundamental para a sua manutenção e evolução.
· COMUNIDADE – Promover encontros intergeracionais, com demonstração de instrumentos, ofícios e artes utilizadas e construídas pela população sénior e aplicadas pelas crianças.
· STAKEHOLDERS – Disseminar o projeto para que possa replicado, mostrando a mais valia para as diferentes faixas etárias e envolvendo-os em ações de responsabilidade cívica.
Mais informação
Votação online
