Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Carlos Fiolhais na entrega dos Prémios de Mérito Científico

Carlos Fiolhais na entrega dos Prémios de Mérito Científico

  • NOTÍCIA
  •   18 de novembro de 2013  

O conhecido catedrático de Física, Carlos Fiolhais, vai apresentar na UBI a comunicação “Visões e usos do átomo: de Bohr à atualidade”, amanhã, 19 de novembro, na sessão de entrega dos Prémios de Mérito Científico UBI Santander Universidades. A cerimónia terá lugar no Anfiteatro 8.1 da Faculdade de Engenharia, pelas 17 horas.

Ficheiro com o nome: fiolhais

 

Licenciado em Física na Universidade de Coimbra em 1978 e doutorado em Física Teórica em Frankfurt/Main, Alemanha, em 1982, Carlos Fiolhais é Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000.

É autor de mais de 130 artigos científicos em revistas internacionais, mais de 400 artigos pedagógicos e de divulgação. Publicou 40 livros, alguns dos quais para a série de livros de ciência infantil "Ciência a Brincar", na Bizâncio, vários manuais escolares na Texto Editores, manual universitário "Fundamentos de Termodinâmica do Equilíbrio", na Gulbenkian; etc. Foi ainda editor de 5 livros científicos e traduziu 6.

Os seus interesses científicos centram-se na Física Computacional da Matéria Condensada e na História e Ensino das Ciências. Foi fundador e diretor do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde procedeu à instalação do maior computador português para cálculo científico. Tem coordenado vários projetos de investigação e supervisionado vários estudantes de pós-graduação. Participou em numerosas ações, conferências e colóquios promovendo a ciência e a cultura científica. Criou e dirige o Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, em Coimbra.

Dirigiu a revista "Gazeta de Física" da Sociedade Portuguesa de Física e é membro de comissões das revistas de Física internacionais (presidiu em 2011 ao Conselho Científico do "European Physics Journal"). Foi Diretor do Centro de Informática da Universidade de Coimbra, Presidente do Conselho de Investigação do Instituto Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, membro do Conselho Científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É colaborador regular dos jornais "Público" e "Sol". Foi consultor dos programas "Megaciência" e "ABCiência" para a SIC e RTP. É consultor do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra.

Foi Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, onde concretizou vários projetos relativos ao livro e à cultura, e do Serviço Integrado de Bibliotecas da Universidade de Coimbra, onde criou os repositórios digitais "Estudo Geral" e "Almamater".

Ganhou vários prémios e distinções: em 1994 o Prémio União Latina / JNICT de tradução científica, em 2005 o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência de 2004 atribuído pela SIC; em 2005 a Ordem do Infante D. Henrique; e em 2006 os Prémios Inovação do Forum III Milénio e Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora.

A comunicação de Carlos Fiolhais integra-se na sessão de entrega dos prémios de Mérito Científico UBI Santander Universidades que, na Faculdade de Ciências, foi atribuído a Mário Júlio Bessa da Costa (Área da Matemática), na Faculdade de Engenharia a José Miguel Almeida Silva (Área de Engenharia Aeronáutica), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas a Daniel Marinho (Área de Desporto), na Faculdade de Artes e Letras a José Boavida Santos e na Faculdade de Ciências da Saúde a Miguel Castelo-Branco (Área da Medicina).

 

Programa

17h00 - Abertura
             António Fidalgo, Reitor da UBI
17h15 - Marcos Soares Ribeiro, Diretor do Santander Universidades Portugal 
17h30 - Entrega dos Prémios
18h00 - “Visões e usos do átomo: de Bohr à atualidade”
Carlos Fiolhais | Diretor do Rómulo - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra

  •   UBI
Data da última atualização: 2013-11-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.